Santos Série A conquistada pelo Santos em 2002 começou em 10 de agosto. Foto: Santos FC Cinco meses depois do penta, o Brasil viu Robinho e Diego campeões. Foto: Santos FC

Brasileirão não era previsto para começar em agosto há 18 anos, quando o sistema de disputa ainda tinha mata-mata e a dupla Robinho e Diego conquistou o país

Publicado em Esporte

A CBF ousou pela primeira vez nesta quinta-feira projetar data para o início do Brasileirão. A Série A deve começar em 9 de agosto e a B, um dia antes, segundo decisão tomada em reunião da entidade máxima do futebol brasileiro com a Comissão Nacional de Clubes. O encontro teve a participação dos 40 clubes das principais divisões do país. O cronograma proposto pelo presidente Rogério Caboclo teve apoio dos times. Com 38 rodadas mantidas no sistema de pontos corridos, a próxima edição terminaria em fevereiro de 2021. Em princípio, sem público nos estádios devido à pandemia do novo coronavírus. Há possibilidade de que times impedidos de mandar partidas em suas cidades transfiram para o duelo para cidades que tenham liberação para a realização de eventos esportivos.

O Brasileirão não começa em agosto há 18 anos. A última vez aconteceu em 2002, um mês depois de a Seleção ter conquistado o pentacampeonato mundial na Copa realizada na Coreia do Sul e no Japão. A principal competição nacional ainda era organizada no sistema de mata-mata e teve cinco meses de duração de quatro meses – 10 de agosto a 15 de dezembro.

Para você ter uma ideia, o Gama figurava na primeira divisão. Romário participou do torneio como jogador do Fluminense e arrastou 70 mil tricolores ao Maracanã na estreia contra o Cruzeiro. Caçula entre os campeões da Copa de 2002, Kaká era um dos astros do São Paulo. Marcos, Ricardinho, Gilberto Silva, Anderson Polga, Vampeta, Juninho Paulista, Edilson, Luizão e Rogério Ceni foram os outros pentacampeões inscritos na competição.

O São Paulo fez a melhor campanha da primeira fase, mas o oitavo colocado Santos roubou a cena. Conta a lenda que a diretoria do Peixe enviou incentivo financeira ao Gama para o time então rebaixado derrotar o Coritiba e avançar às quartas de final. O Gama goleou o adversário por 4 x 0 no velho Mané Garrincha e o Alvinegro Praiano classificou-se para o mata-mata.

Sensação do mata-mata, o Santos desbancou o São Paulo nas quartas de final, o Grêmio nas semifinais e decidiu o título contra o favorito Corinthians de Carlos Alberto Parreira, que havia conquistado a Copa do Brasil daquele ano ao superar o Brasiliense na decisão. No entanto, uma nova geração dos Meninos da Vila liderada pelo abusado Robinho e seu amigo Diego encantou o Brasil. Sob o comando de Emerson Leão, o Rei das Pedaladas virou o símbolo da conquista em um elenco que contava com Fábio Costa, Paulo Almeida, Renato e Elano.

Luis Fabiano, o Fabuloso, e Rodrigo Fabri dividiram a artilharia com 19 gols cada. Romário levou o Fluminense às semifinais e foi eliminado pelo Corinthians. Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo caíram para a segunda divisão. O Brasileirão teve média de 15,8 ml pagantes.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/