Brasileirão 2026 vê pela primeira vez um favorito assumir a liderança

Compartilhe

Líder na rodada inaugural, o Botafogo não é favorito ao título. Muito menos o Red Bull Bragantino, ocupante da dianteira na segunda volta da corrida pelo título. Novo dono do topo com asterisco, o Palmeiras é o primeiro favorito a assumir a ponta do Brasileirão.

Pode perdê-la se o Athletico-PR derrotar o Corinthians no próximo dia 16, na Arena da Baixada, em jogo adiado. O Furacão é o único dos 20 clubes da Série A com 100% de aproveitamento.

Há três favoritos. O Palmeiras chegou a sete pontos. O Flamengo tem quatro. O Cruzeiro segura a lanterna com um. Qualquer campeão diferente desses três será surpreendente.

Meu critério não leva em conta somente o poder de investimento. Os três terminaram bem a temporada passada, praticamente mantiveram a base e se reforçaram.

O Palmeiras comprou o colombiano Jhon Arias. O Flamengo repatriou Lucas Paquetá. O Cruzeiro buscou Gerson. As contratações caríssimas e impactantes referendam a aposta óbvia nesse trio.

O Palmeiras deu duas provas de força nas três rodadas do Brasileirão. Não é fácil tirar pontos do Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte. Tampouco voltar de Porto Alegre com três na bagagem em um duelo com o Internacional no Beira-Rio. Derrotar o Vitória, sim, era obrigação e o dever de casa foi cumprido com uma irretocável goleada por 5 x 1.

A abertura do placar contra o Internacional lembrou o gol sofrido pelo Palmeiras na final da Libertadores contra o Flamengo no ano passado. Andreas Pereira cobra escanteio no estilo Arrascaeta na cabeça do zagueiro paraguaio Gustavo Gómez e ele finaliza de frente, como fez Danilo em Lima, no Peru, sem defesa para o goleiro uruguaio Rochet.

O empate colorado é uma pintura. Revelado pelo Flamengo, o volante Ronaldo acerta um belíssimo sem-pulo no ângulo do goleiro grandalhão Carlos Miguel (2,04m). Indefensável. Um dos gols mais bonitos na comparação entre os 29 jogos desse Brasileirão.

Há uma diferença entre querer e poder. O Internacional não jogou mal, mas falta poder de fogo ao elenco do técnico Paulo Pezzolano. Vitor Roque teve a força de um tigre, daí o apelido, e a sorte de um centroavante no lance do segundo gol.

Inspirou Luighi na roubada de bola antes da assistência do jovem atacante de 19 anos para Andreas Pereira consolidar a vitória por 3 x 1.

Como diz a canção do Legião Urbana, “ainda é cedo”, óbvio, mas quando um dos favoritos assume a liderança, costuma mudar a passada de quem vem atrás no pelotão. Os concorrentes Cruzeiro e Flamengo precisam diminuir a margem de erro. O desafio é maior para os demais.

Leia também

A linha de três ganha força e vira tendência no Brasileirão 2026

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolima.jor

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

É Andrés Gómez mais 10: como será o Vasco no estilo Renato Gaúcho

Renato Gaúcho foi ponta. Dos bons! Ele não renuncia a jogador com essa característica: velocista,…

24 horas atrás
  • Esporte

Dribles curtos: ofensa ao juiz Maguielson Lima entra na pauta do TJD-DF

Denúncia A ofensa ao árbitro Maguielson Lima Barbosa na vitória do Samambaia por 3 x…

2 dias atrás
  • Esporte

Bap nunca quis Filipe Luís: teve de engoli-lo no fim da era Landim

  “Vaidade, definitivamente o meu pecado favorito”. A frase é do personagem John Milton, interpretado…

2 dias atrás
  • Esporte

Finalista do Paulistão, Palmeiras consolida Arena Barueri como alçapão

A presença do Palmeiras na final do Campeonato Paulista não é novidade. Oitava vez em…

3 dias atrás
  • Esporte

EUA e Irã podem se enfrentar no Texas pela 2ª fase da Copa 2026

Inimigos na guerra iniciada na madrugada de sábado no Oriente Médio, EUA e Irã podem…

4 dias atrás
  • Esporte

EUA x Irã: O dia em que o futebol combateu a guerra entregando flores

Um dos três países sede da Copa do Mundo de 2026 ataca um dos 48…

5 dias atrás