Depois de dois empates por 0 x 0 em Brasília diante da África do Sul e do Iraque, a Seleção Brasileira de futebol masculino vai viver na próxima quinta-feira, às 22h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, um risco semelhante ao que quatro dos últimos cinco anfitriões dos Jogos Olímpicos experimentaram: o da eliminação precoce na fase de grupos. Em Pequim-2008, por exemplo, o Brasil foi responsável pelo adeus da China.
A contar de Atlanta-1996, apenas um dono de casa chegou à fase de mata-mata do futebol masculino — a Grã-Bretanha, em Londres-2012. Todas as demais deram adeus na etapa de grupos. Foi assim com os Estados Unidos em Atlanta-1996, com a Austrália em Sydney-2000, com a Grécia em Atenas-2004 e com a China em Pequim-2008. O Brasil pode ser o quinto elemento.
O drama dos meninos (e dos três marmanjos Weverton, Renato Augusto e Neymar) de Rogério Micale é tamanho que a vida da Seleção Olímpica pode até ser decidida em um sorteio. Explica-se: a Dinamarca lidera o Grupo A sozinha com 4 pontos. Brasil e Iraque dividem com o segundo lugar com 2 e a África do Sul contabiliza três. As quatro seleções têm chance de classificação. Se o Brasil empatar em Salvador e houver um vencedor entre Iraque e África do Sul, em Salvador, a Seleção está fora.
Se o Brasil empatar com a Dinamarca na quarta-feira e o Iraque também diante da África do Sul, ambas vão ficar rigorosamente iguais em todos os critérios de desempate e será necessário um sorteio para apontar o classificado. O acaso pode decidir também o primeiro colocado da chave caso Brasil e Iraque vençam seus adversários pelo mesmo placar.
De acordo com o regulamento da Fifa, os critérios de desempate são pela ordem: pontos, saldo de gols e número de gols marcados. Se duas ou mais seleções terminam empatadas, os quesitos passam a ser os pontos obtidos no confronto direto, saldo de gols no confronto direto, gols marcados no confronto direto e, por último, o sétimo: um sorteio realizado pelo Comitê Organizador da Fifa responsável pelo torneio de futebol.
Anfitriões eliminados na fase de grupos nos últimos 20 anos
» Atlanta-1996: Estados Unidos
EUA 1 x 3 Argentina
EUA 2 x 0 Tunísia
EUA 1 x 1 Portugal
» Sydney-2000: Austrália
Austrália 0 x 1 Itália
Austrália 2 x 3 Nigéria
Austrália 1 x 2 Honduras
» Atenas-2004: Grécia
Grécia 2 x 2 Coreia do Sul
Grécia 0 x 2 Mali
Grécia 2 x 3 México
» Pequim-2008: China
China 1 x 1 Nova Zelândia
Bélgica 2 x 0 China
China 0 x 3 Brasil