Brasil ou Argentina: quem convocou mais campeões olímpicos depois da conquista do ouro?

Compartilhe

Tite deu moral à geração dourada do Brasil na primeira convocação depois da conquista do ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Na primeira lista para as Eliminatórias chamou o goleiro Weverton, os zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio, o meia Renato Augusto e os atacantes Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel. Dos sete, só Rodrigo Caio não se apresentou. Contundido, foi cortado e trocado por Pedro Geromel.

Foram justamente dois campeões olímpicos que premiaram Tite com a primeira vitória à frente da Seleção. Um gol de Neymar e dois de Gabriel Jesus garantiram o triunfo por 3 x 0 diante do Equador, em Quito. Outros dois medalhistas, Marquinhos e Renato Augusto também começaram como titulares, totalizando quatro campeões.

Medalha de ouro pela primeira vez em Atenas-2004, a Argentina deu mais moral aos campeões olímpicos do que o Brasil. Na primeira convocação depois dos Jogos na Grécia, o técnico Marcelo Bielsa chamou 11 integrantes da geração dourada: Coloccini, Heinze, Mascherano, Cristian González, D’Alessandro, Rosales, Carlos Tévez, Nicolas Medina e Cesar Delgado entraram em campo contra o Peru pelas Eliminatórias para a Copa de 2006. Roberto Ayala e Mariano González ficaram no banco de reservas.

A Argentina conquistou o bicampeonato olímpico em Pequim-2008. Sete foram convocados para a primeira partida pós-título: Zabaleta, Gago, Riquelme, Di María, Messi e Aguëro entraram em campo diante do Peru nas Eliminatórias para a Copa de 2010. O goleiro Romero ficou no banco.

Vice-campeã da Copa do Mundo de 2014 ao perder para a Alemanha na final, a Argentina tinha 11 jogadores medalha de ouro em Pequim-2008 no elenco: Romero, Zabaleta, Garay, Éver Banega, Gago, Mascheran (ouro também em Atenas-2004), Di María, Sosa, Agüero, Lavezzi e Messi.

A primeira lista de Tite teve sete campeões olímpicos, mas pode ser que a lista aumento até o fim das Eliminatórias para a Copa de 2018. O volante Walace e o atacante Luan, por exemplo, já foram citados pelo treinador. Douglas Santos e Thiago Maia também estão no radar do comandante verde-amarelo. O tempo dirá quem prevalecerá até o Mundial.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Candangão 2026 tem recorde de SAFs, mas título resiste ao novo modelo

  A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…

1 dia atrás
  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

2 dias atrás
  • Esporte

O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio…

2 dias atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

3 dias atrás
  • Esporte

Brasil tem rodízio de protagonistas na Europa a 155 dias da estreia na Copa

O Brasil vê um rodízio de protagonistas a 155 dias da estreia na Copa do…

3 dias atrás
  • Esporte

Igor Thiago vira o maior artilheiro brasileiro em uma edição do Inglês

Autor de dois gols nesta quarta-feira na vitória do Brentford por 3 x 0 contra…

4 dias atrás