Brasil está atrasado para a Copa? O técnico da Itália estreia na sexta!

Publicado em Esporte
Gattuso é o responsável por levar a Itália à Copa de 2026. Foto: Claudio Villa – FIGC/FIGC via Getty Images

 

Carlo Ancelotti tem apenas dois jogos no cargo de técnico da Seleção. O terceiro e o quatro serão nesta Data Fifa contra o Chile, no Rio, e a Bolívia, em El Alto. Se você pensa que o Brasil é o mais atrasado entre os oito campeões mundiais a 283 dias da Copa de 2026, saiba que o técnico da Itália iniciará a missão de levar o país ao penta nesta sexta-feira.

 

Enquanto o Brasil ostenta Carlo Ancelotti, o melhor técnico italiano, a Squadra Azzurra aposta na incógnita Gennaro Gattuso. Vinte anos depois de ser titular na conquista do tetracampeonato em 2006, na Alemanha, o ex-volante assume a missão de levar o país de volta à Copa depois de dois fracassos consecutivos nas Eliminatórias para 2018 e 2022.

 

A tarefa de Gattuso vai além de colocar a Itália entre os 48 classificados. A seleção quatro estrelas não passa da fase de grupos da Copa justamente desde 2006, quando Gattuso ainda figurava nas quatro linhas. Não avançou às oitavas em 2010, na África do Sul, nem em 2014, no Brasil. Ficou fora das últimas duas edições ao dar adeus na repescagem europeia.

 

Gattuso herda de Luciano Spalletti uma Itália fora da zona de classificação para a Copa no Grupo I das Eliminatórias da Europa. O antecessor saiu depois da derrota por 3 x 0 para a Noruega, por 3 x 0. A trupe de Erling Haaland tem quatro pontos. Israel, três. Só aparece à frente da Estônia e da Moldávia em um grupo com cinco seleções.

 

Os compromissos nesta Data Fifa são contra a Estônia, na sexta-feira, em Bérgamo, e diante de Israel, no Nagyerdei Stadion, em Debrecen, na Hungria.  Os resultados nesses dois jogos podem afrouxar o nó gravata de Gattuso ou sufocá-lo no início do trabalho.

 

Jogos no cargo (seleções campeãs mundias)

  • 169 Didier Deschamps (França)
  • 85 Lionel Scaloni (Argentina)
  • 31 Luis de la Fuente (Espanha)
  • 25 Marcelo Bielsa (Uruguai)
  • 23 Julian Nagelsmann (Alemanha)
  • 4 Thomas Tuchel (Inglaterra)
  • 2 Carlo Ancelotti (Brasil)
  • 0 Gennaro Gattuso (Itália)

 

O dono da prancheta tem apenas um título no currículo: a Copa Itália na temporada de 2019/2020 pelo Napoli. Houve empate por 0 x 0 com a Juventus no tempo regulamentar e triunfo do time do sul da Itália por 4 x 2 nas cobranças de pênalti.

 

“Sinto o peso da responsabilidade porque vesti essa camisa. Faremos um balanço no final. Uma coisa é certa: não tenho medo”, avisou Gennaro Gattuso depois do “sim” ao emprego.

 

Confiante, Gattuso pede paciência. “Vamos jogo a jogo, pensando em como fazer bem as coisas. Nossa história mostra que não vencemos muitos jogos fazendo muitos gols. Devemos entrar em campo com autoridade e orgulho, mas não podemos encarar o jogo (contra a Estônia) com o objetivo de marcar o máximo possível de gols”, projeta.

 

Gattuso é uma incógnita como técnico da Itália, mas o ex-centroavante e companheiro dele Zlatan Ibrahimovic tem uma ótima definição sobre o volante. “Não precisa explicar para ele o que tem que fazer para vencer (…) Se você tiver que ir para a guerra, a primeira pessoa que você pensa é Gattuso, não há muitos como ele”, elogia.

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf