Botafogo e Remo: classificações de superação no emocionante sábado do futebol brasileiro

Publicado em Sem categoria

Renan: goleiro-artilheiro na decisão por pênaltis

Crédito da imagem: Vitor Silva/SS Press

Duas semifinais mostraram neste sábado o quanto o futebol é apaixonante. Sensacional a vitória do Botafogo sobre o Fluminense nos pênaltis, no Estádio Nilton Santos. A vitória pelo placar impressionante de 9 x 8 é mais um indício de que o alvinegro parece predestinado a conquistar o Campeonato Carioca de 2015.

Basta lembrar o que vem acontecendo… O Botafogo ganhou do Flamengo na Taça Guanabara com uma bola que bateu na trave, voltou nas costas do goleiro Paulo Victor e entrou. Ganhou o título do primeiro turno graças a uma finalização do centroavante rubro-negro Alecsandro  no travessão contra o Nova Iguaçu, no último lance da partida.

No primeiro jogo da semifinal, diante do Fluminense, a classificação parecia distante até sair o gol salvador que diminuiu o prejuízo. Resultado: o Glorioso venceu o clássico de volta no limite, por 2 x 1. Foi um drama. Jogadores exaustos, câimbras, o drama dos pênaltis, a falta do goleiro Jéfferson… Mesmo sem um dos maiores pegadores de pênalti do país, o Botafogo partiu para a decisão carente do seu maior herói. E daí? E daí que o time de General Severiano ganhou um novo ídolo. Renan pegou pênaltis, mas também acertou a última cobrança e carimbou a presença do time que, há quatro meses, viveu o drama do segundo rebaixamento para a segunda divisão. Merecida, emocionante, digna de aplausos a volta por cima do Botafogo. Independentemente do que ocorrer na final, a torcida precisa pegar cada jogador nos abraços e carrega-los rumo ao título mais importante do ano – o da Série B.

Tão impressionante quanto o milagre alvinegro foi a classificação do praticamente falido Remo na semifinal da Copa Verde. Acompanho o noticiário do futebol paraense. Durante a semana, o elenco, treinador, funcionários, todos vieram a público reclamar da falta de pagamento. Em vez de fazer, o que seria legítimo, eles encararam cada partida como se fosse um prato de comida. Primeiro, uma partida heroica contra o Atlético-PR na Arena da Baixada. O esforço foi impossível para desbancar o Furacão em Curitiba, mas deu gás para o clássico com o Paysandu.

Neste sábado, o Remo “botafogou” no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará.  Perdeu a primeira partida por 2 x 0. Neste sábado, devolveu o placar e forçou a disputa por pênaltis com o Paysandu, triunfou por 5 x 4 e vai enfrentar o Cuiabá na decisão da Copa Verde. Inacreditável diante do momento conturbado de um dos clubes mais tradicionais do Brasil.