52860036481_6a74f45e05_c Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento. Foto: Vitor Silva/Botafogo Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Botafogo explora caos de Sampaoli, vence Flamengo e vira primeira SAF a liderar a Série A do Brasileirão

Publicado em Esporte

Chegamos ao dia em que temos uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) na liderança isolada da Série A do Campeonato Brasileiro: o Botafogo. Detalhe: com uma vitória diante do Flamengo, o time mais rico e badalado da América do Sul! Portanto, é muito simbólico. No ano passado, apenas clubes com gestões tradicionais passaram pela liderança: Corinthians, Santos, São Paulo e o atual campeão Palmeiras. O primeiro lugar do Botafogo é merecido para um time que soube aproveitar os jogos na desprezada Taça Rio para  evoluir e explorar de uma forma organizada e competente um dia confuso do técnico Jorge Sampaoli — a começar pela controversa escolha do substituto de Gerson no meio de campo rubro-negro. 

 

O xodó do técnico argentino sentiu uma lesão antes da partida. Em vez de começar naturalmente com Éverton Ribeiro ou até mesmo Matheus França, um homem de criação diante das ausências de Arrascaeta e de Gerson, ele preferiu Ayrton Lucas. O melhor jogador do Flamengo no ano até a saída de Vítor Pereira ainda não rende e muito se sente confortável sob a batuta de Sampaoli. Ficaria no banco, começou jogando no setor em que Éverton Cebolinha seria ala, não rendeu e foi substituído no intervalo por Éverton Ribeiro. 

 

Alertei no nosso podcast pré-rodada do Correio Braziliense que o Botafogo cresceu depois do Carioca. É um time programado para contra-atacar bem. Chamei atenção também para o fato de o Flamengo errar muitos passes. Sinalizei que os vacilos na posse de bola seriam um convite para o sucesso alvinegro no clássico disputado no Maracanã. Junte-se a isso um domingo infeliz de Sampaoli e de jogadores como Gabigol. Resultado: tarde gloriosa liderada por Tiquinho Soares. Quem se surpreende com o desempenho desse jogador, talvez não tenha prestado atenção na passagem dele pelo Porto. 

 

O pênalti de Wesley em Victor Sá é discutível, ainda não me convenceu. Tenho a impressão de que não houve.  Por falar em arbitragem, Thiago Maia deveria ter sido expulso no segundo tempo. Por que Edina Alves não mandou o volante mais cedo para o chuveiro? Chamo atenção para o goleiro Santos. Está faltando ele defender pênaltis relevantes. Até pegou alguns desde a chegada ao clube, mas não em duelos importantes como o clássico deste domingo. Tenho um outro palpite: admiro o esforço dele para ser goleiro-linha em obediência a Sampaoli, porém isso pode funcionar como uma auto sabotagem. Das duas uma:  o desgaste pode levá-lo a perder a posição quando Agustín Rossi se apresentar ao clube. Ou então, Sampaoli pedirá a contratação de um goleiro capacitado a fazer o que ele deseja.  Foi assim nas passagens por Atlético-MG e Santos. Observem…

 

Tiquinho Soares converteu o pênalti e Danilo Barbosa abriu 2 x 0 com a mesma ferramenta do triunfo contra o São Paulo na estreia: a bola parada. A comissão técnica de Sampaoli não viu aquele jogo? Não estudou o posicionamento do adversário nas cobranças de escanteio? Por que ele surgiu livre de marcação dentro da área?

 

Sampaoli admitiu o erro ao voltar para a etapa final com Éverton Ribeiro no lugar de quem? Ayrton Lucas! Em pouco tempo em campo, o meia colocou Gabriel Barbosa pelo menos duas vezes na cara do gol e o atacante, que deseja disputar com Pedro a posição de centroavante, desperdiçou duas chances claras. Matheus França também deu uma assistência açucarada para o camisa 9 e ele foi travado pela defesa alvinegra. 

 

Mesmo desordenado, o Flamengo diminuiu o placar com Léo Pereira depois de o lateral-direito Rafael receber cartão vermelho. Frouxo na marcação, o atual campeão brasileiro viu Tchê Tchê incorporar Mané Garrincha na ponta direita e cruzar para o carrasco Tiquinho Soares balançar a rede pela segunda vez na partida. Léo Pereira voltou a balançar a rede nos acréscimos, mas era tarde demais. O Botafogo confirmou a liderança com 100% de aproveitamento e rubro-negro junta os cacos de duas derrotas consecutivas na Série A para o Internacional na semana passada e agora diante do Botafogo. 

 

Um último detalhe da vulnerabilidade do Flamengo. Caminhamos para o quinto mês da temporada e o Flamengo já perdeu para todos os rivais cariocas na temporada. Foi superado duas vezes pelo Fluminense, uma pelo Vasco e agora cai diante do Botafogo. A semana não será fácil. A agenda tem duelos com Racing (fora) e Athletico-PR (fora).

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf