1. Guerra das marcas
Adidas e Nike monopolizam as chuteiras do superclássico deste sábado. Nas contas do diário catalão Sport, 23 jogadores são patrocinados pela grife alemã, sendo 11 do Barcelona — Messi e Luis Suárez entre eles — e 9 do Real, incluindo Marcelo e Benzema. Em contrapartida, 23 usam calçados da marca norte-americana: 12 do time azul-grená e 13 da equipe merengue. Neymar e Cristiano Ronaldo, por exemplo, calçam Nike.
2. Horóscopo
O diário espanhol Marca fez o mapa astral do superclássico. O sgnos de aquário, touro e câncer são os que mais têm jogadores envolvidos na partida: Piqué, Turán, Luis Suárez, Neymar, Rafinha, Sergi Roberto e Cristiano Ronaldo são de aquário. Ter Stegen, Daniel Alves, Iniesta, Varane, Marcelo, Isco e Kovacic são do signo de touro. No time de câncer jogam Busquets, Messi, Sandro, James Rodríguez, Bale. Vázquez e Danilo.
3. Gol 500
O Real Madrid pode sofrer o gol de número 500 da carreira de Lionel Messi. Mas até nisso há uma pitada de rivalidade. Para a imprensa catalã, o jogador eleito cinco vezes melhor do mundo tem 449 gols pelo Barcelona e 50 ncom a Argentina. No entanto, a turma de Madri contabiliza 448 pelo Barça e 50 com a Argentina, ou seja, nessas contas faltam dois para os 500.
4. Equilíbrio
Na história do clássico, o Real Madrid tem 92 vitórias contra 91 do Barcelona. Houve, ainda, 48 empates. No último dérbi, o time azul-grená goleou por 4 x 0 dentro do Santiago Bernabéu.
5. De outros carnavais…
Técnicos do Barcelona e do Real Madrid, respectivamente, Luis Enrique e Zinedine Zidane duelaram cinco vezes como jogadores na história do clássico. Em uma delas, Zidane sentou a mão na cara de Luis Enrique. Nos duelos à parte, Zidane fez dois gols. Luis Enrique, nenhum.
6. Eu quero é ver gol
A média do superclássico é de 3,6 gols por partida nos últimos cinco duelos no Camp Nou. Levando em conta os últimos cinco dérbis — em Madri ou em Barcelona — a média sobe para 4,2 gol por jogo. Ou seja, de uma forma ou de outra não deve faltar bola na rede.
7. Inspiração
Homenageado do dia, Johan Cruyff, que morreu no último dia 24, vai ser lembrado no minuto 14 do superclássico de hoje. Ídolo do Barcelona, o holandês goleou o Real Madrid duas vezes por 5 x 0 em diferentes funções. Na primeira, 5 x 0 como jogador na temporada de 1973/1974. Na segunda, 5 x 0 novamente na função de treinador na temporada de 1993/1994.
8. Um pouquinho de Brasil…
Sete brasileiros estão aptos a participar do clássico. Do lado do Barcelona, os titulares Daniel Alves e Neymar e os reservas Adriano e Douglas. No Real Madrid, os titulares Danilo, Marcelo e Casemiro. Isso sem contar o zagueiro naturalizado português Pepe.
9. Monopólio
De 2008 pra cá, só Lionel Messi e Cristiano Ronaldo conquistaram a Bola de Ouro, prêmio entregue pela Fifa e a revista France Football ao melhor jogador do mundo em uma temporada. Lionel Messi ganhou cinco e Cristiano Ronaldo outros três. Terceiro colocado na última votação, o brasieliro Neymar também estará em campo neste sábado.
10. Tira-teima
Os dois ataques mais poderosos do mundo vão estar em ação neste sábado no Camp Nou. Batizado de MSN, o trio formado por Messi (25 gols), Suárez (28) e Neymar (26) é responsável por 69 gols do Barcelona neste Campeonato Espanhol. Do outro lado, a trinca BBC, de Bale (18), Benzema (21) e Cristiano Ronaldo (30) contabiliza 63 bolas na rede na Liga das Estrelas.
Quem transmite: ESPN Brasil, às 15h30 (de Brasília)