A CBF oficializou nesta quarta-feira a realização da partida entre Avaí e Flamengo no Mané Garrincha em 7 de setembro pela penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Como publicou o blog nesta quarta-feira, houve uma corrida contra o tempo por parte do clube catarinense e de seus parceiros para apresentar a documentação do jogo. Do outro lado, a Secretaria de Esporte e Lazer tentava fazer com que outros três eventos agendados para o mesmo dia cedessem ao encaixe da partida na agenda.
Ainda não houve acerto com os organizadores do Made in Japan, programado para o espaço lounge; Micarê da Farra com Pabllo Vittar (estacionamento do estádio); e Brasileirão dos Advogados e Advogadas — cuja decisão está agendada (por enquanto) para o mesmo dia de Avaí x Flamengo, só que durante a manhã, das 8 às 10h30 (atualização no fim do post).
O blog apurou na noite desta quarta-feira que os organizadores dos três eventos pretendem apresentar liminar para impedir a realização de Avaí x Flamengo no Mané Garrincha. Alegam que reservaram a data com antecedência, serão prejudicados e estudam apresentar até uma ação coletiva (atualização no fim do post).
Único time sem vitória nesta Série A, o Avaí jogará fora de Florianópolis devido a uma punição da CBF por não cumprir protocolos exigidos pelo departamento de competições da entidade. O clube não atendeu ao quesito gerador de energia. A rede elétrica da Ressacada é antiga e poderia ser prejudicada para receber o gerador com a potência exigida pela entidade máxima do futebol brasileiro. Recentemente, o clube realizou a troca da iluminação do estádio e dobrou a potência da iluminação. As obras devem ser concluídas no fim de setembro. O clube é mandante contra Flamengo, Atlético-MG e Bahia.
No fim das contas, a punição da CBF beneficiará o Avaí. Ao vender o mando do jogo, o clube receberá cota superior a R$ 1 milhão mais bônus caso o público da partida ultrapasse uma meta estabelecida em contrato. Mandante na derrota por 2 x 0 para o Flamengo em 12 de junho pela nona rodada, o CSA comercializou 37.673 bilhetes segundo o boletim financeiro da partida. O Vasco também. Dono da casa em 17 de agosto, o Vasco vendeu 65.418 tíquetes, recorde de público no futebol brasileiro em 2019.
ATUALIZAÇÃO 1: NOTA DA ALIFA AO BLOG
Como assessoria de imprensa da ALIFA (Associação Liga de Futebol dos Advogados e Advogadas do Brasil), o que temos a informar é que a ALIFA é parceira do GDF e não só entendeu a situação, como até antecipou o contato com a Secretaria de Esportes e Lazer. Assim explica Dr. Fernando Augusto Pinto, advogado e Presidente da ALIFA: “Como flamenguista, já estava acompanhando a movimentação do Campeonato Brasileiro antes mesmo de a Secretaria entrar em contato com a gente. Sabendo que o jogo Avaí x Flamengo poderia ser no Mané Garrincha, já apresentei um ofício, antecipadamente, pedindo a mudança dos locais dos nossos jogos, para evitar futuros problemas.” Dessa forma, a Secretaria de Esportes se disponibilizou a encontrar novos lugares para os jogos do dia 7 de setembro. Segundo Dr. Fernando, as empresas que prestarão serviço para a ALIFA também compreenderam a situação, bem como todos os jogadores da categoria Master e Livre. Os jogos que seriam no Mané Garrincha foram transferidos para o Bezerrão e para a Academia do Corpo de Bombeiros Militar do DF. “Todos os 2100 atletas estão vindo para uma grande festa”, finaliza o advogado.
ATUALIZAÇÃO 2: LIMINARES
Dos três eventos citados neste post, apenas o Made in Japan entrou com liminar em defesa do seu evento. Conforme a nota acima, o Campeonato Brasileiro dos Advogados e Advogadas aceitou tirar a competição do Mané Garrincha e levá-la para o Bezerrão, no Gama, e o Centro de Capacitação de Educação Física do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/