Atual campeão da Libertadores, Flamengo não se dá o devido respeito na fase de grupos

Publicado em Esporte
O Flamengo de Everton Cebolinha teve a pior atuação sob a batuta de Sampaoli. Foto: Marcelo Cortes/CRF

 

O Flamengo parece um time sem jeito em 2023. Parece, porque o elenco é acima da média, ao menos no papel. Portanto, capaz de dar um estalo a qualquer momento e começar a jogar bola por dois ou três meses. Tempo suficiente para conquistar uma ou duas taças, como no ano passado. A questão é que o time não dá sinais de que isso pode voltar a acontecer. O empate com o fraquíssimo Ñublense mostra a trupe rubro-negra em uma interminável ressaca desde as celebrações da Copa do Brasil e da Libertadores no segundo semestre do ano passado.

 

Há dois pontos relevante na terrível temporada do Flamengo. É difícil um time passar impune a tantas trocas de comando. São quatro técnicos em 16 meses: Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli. A cada mudança, um novo plano de preparação física. Afinal, cada treinador pensa o treinamento de uma forma diferente. O impacto no jogo é quase inevitável.

 

Jorge Sampaoli corre para dar ritmo de jogo a algumas peças consideradas importantes para a engrenagem imaginada por ele. Compreensível. Porém, ele exagera na dose. Por ele, Bruno Henrique, por exemplo, já seria titular. No entanto, o atacante ainda não está na rotação desejada pelo argentino. Ninguém sabe sequer se voltará a ser o que era depois da grave lesão.

 

Embora o Ñublense seja um time acessível, a formação inicial era arriscada. Quase metade do time lida ou lidava até pouco tempo com tratamentos no departamento médico: os laterais Varela e Filipe Luís, o zagueiro David Luiz, o volante Gerson e o centroavante Pedro.

 

É muito problema para uma partida tão relevante. Vencer o time chileno significaria um pouquinho de tranquilidade para os duelos com o Cruzeiro e a partida de volta contra o Fluminense nas oitavas de final da Copa do Brasil. Ao empatar, o Flamengo deixou Aucas e Ñublense sonharem. Mais do que isso: se avançar às oitavas, o atual campeão será segundo colocado e pode se complicar contra um primeirão como Palmeiras ou Fluminense.

 

As recentes atuações do Flamengo mostram dificuldades imensas para todos os tipos de situação de jogo. O time de Jorge Sampaoli tem dificuldade para segurar resultado, correr atrás de placar e até mesmo quando tem um ou dois jogadores a mais do que o adversário. Aconteceu contra o Botafogo, Racing, Bahia e Fluminense. O momento não inspira confiança e a torcida do Flamengo precisa se preparar, sim, para a possibilidade de não ganhar nada nesta temporada. Talvez, seja o preço a pagar pela necessidade de renovação e o entra e sai insano de técnico no Ninho do Urubu.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf