51714418023_33288498d1_c Marlon Freitas comemora a vitória sobre o Bahia. Foto: Bruno Corsino-ACG Marlon Freitas comemora a vitória sobre o Bahia. Foto: Bruno Corsino-ACG

Atlético-GO resiste e Centro-Oeste pode ter três times na elite pela primeira vez na “era moderna”

Publicado em Esporte

A vitória do Atlético-GO por 2 x 1 contra o Bahia nesta segunda-feira aumenta a possibilidade de um feito inédito para o futebol do Centro-Oeste em 2022. Com a ascensão do Goiás e as possíveis permanências do Cuiabá e do próprio Atlético-GO na Série A, as turmas do cerrado e do pantanal podem ter três times na elite na temporada que vem. O sucesso de estados como Goiás e Mato Grosso contrasta com a situação vergonhosa do Distrito Federal. Dona do maior PIB na comparação com os vizinhos da região, a capital do país só tem representantes da Série D, a quarta e última divisão, desde 2014.

A última vez que o Centro-Oeste teve no mínimo três times na primeira divisão do Brasileirão foi em 1986, ou seja, no tempo em que o campeonato parecia um coração de mãe.

À época, o estado de Goiás foi representado por Atlético-GO e Goiás. O Distrito Federal contou com o Sobradinho. Mato Grosso mandou o Operário de Várzea Grande. Mato Grosso do Sul participou com Operário e Comercial. Com a criação da Copa União em 1987, o Goiás foi o único representante do Centro-Oeste no Módulo Verde, uma espécie de Série A da época.

O retorno do Goiás à primeira divisão não surpreende. O time esmeraldino se consolidou como uma espécie de time ioiô do futebol brasileiro. Passa um tempo na elite, cai para a segunda divisão, mas raramente demora muito a voltar. Tem know-how para se estabilizar na prateleira principal do país, mas quando caiu sempre soube o caminho de volta para a primeira divisão.

Surpreendentes, mesmo, são as resistências de Cuiabá e Atlético-GO. O time do Mato Grosso é estreante na Série A. Não está afastado o risco de rebaixamento, mas o trabalho de Jorginho à frente do time é extraordinário. A equipe esteve condenada à queda na primeira metade da competição e reagiu. Vitória contra um Palmeiras de ressaca nesta terça-feira praticamente conservaria o Cuiabá entre os 20 principais clubes do país no ano que vem.

A missão do Atlético-GO parece mais confortável. O time disputará uma partida atrasada nesta sexta-feira contra a rebaixada Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó, e tem tudo para consumar a permanência na primeira divisão antes de duelos mais difíceis contra Internacional e Flamengo. Além do Palmeiras, o Cuiabá terá pela frente Fortaleza e Santos.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf