O Ministério do Esporte vive clima de mudanças. A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedores é um dos alvos do ministro André Fufuca. O blog Drible de Corpo apurou que José Luis Ferrarezi está de saída do cargo. Pela primeira vez, um ex-jogador será nomeado para a função.
Em entrevista ao blog, Athirson confirmou a negociação. “Ainda não tem nada fechado. Estamos batendo um papo. Estamos aguardando. Tive o contato do ministro (André Fufuca), batemos um papo, e em princípio estou aguardando as coisas (trâmites) caminharem. Estou honrado e grato por essa grande missão de assumir um cargo tão importante, Fiz curso de gestão da CBF Academy e outros cursos administrativos. Quero entender o processo e mostrar o que eu penso. Tenho contrato com a Band, respeito muito a porta que eles me abriram e sigo lá até as coisas caminharem”, disse. Do ponto de vista do ministro, o martelo está batido e Athirson é o escolhido.
Revelado pelo Flamengo e com passagem por Santos, Cruzeiro, Botafogo, Brasiliense, Juventus-ITA, Bayer Leverkusen-ALE e Seleção Brasileira, Athirson Mazzoli e Oliveira, o Athirson, prepara a documentação para ter o nome publicado no Diário Oficial da União.
Aposentado desde 2012, Athirson jogou em várias posições depois de pendurar as chuteiras. Foi treinador do São Cristóvão, Flamengo-PI, Alecrim-RN, Tocantins-TO e Goytacaz-RJ, bateu uma bola no futebol de praia e ministrou palestras, entre outros temas, sobre inteligência emocional no esporte. Neste ano, Athirson ocupou o cargo de comentarista da Band.
Criada em 2009 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o cargo pode ser ocupado pela primeira vez por um ex-jogador de futebol. Além de José Luis Ferrarezi passaram pelo cargo nomes como Alcino Reis, Toninho Nascimento, Rogério Hamam, Ricardo Gomyde, Gustavo Perrella, André Argolo e Ronaldo Lima. Em 14 anos, jamais houve um atleta na função. Um dos principais desafios de Athirson será o combate à violência nos estádios de futebol.
Neste ano, houve uma série de confusões no Campeonato Brasileiro nos estádios da Vila Belmiro, São Januário e Vila Capanema, morte de uma torcedora do lado de fora do Allianz Parque durante a partida entre Palmeiras e Flamengo e briga generalizada no superclássico entre Brasil e Argentina, no Maracanã, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O Ministério do Esporte define as atribuições da Secretaria do Futebol assim: “É responsável por várias ações que contribuirão para o aprimoramento do futebol brasileiro, masculino e feminino, em conjunto com a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), além de incentivar a cultura de paz e de respeito aos direitos do torcedor”. A principal função da Apfut é coordenar a fiscalização dos clubes que parcelaram dívidas fiscais com juros baixos em troca de algumas contrapartidas.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf