Bezerrao Bezerrão recebeu amistoso da Seleção em 2008 e foi o palco principal do Mundial Sub-17 2019. Bezerrão recebeu amistoso da Seleção em 2008 e foi o palco principal do Mundial Sub-17 2019.

Articulação nos bastidores tenta viabilizar volta do público aos estádios do Distrito Federal na Série D

Publicado em Esporte

Uma articulação nos bastidores tenta costurar a liberação da presença de público nos estádios do Distrito Federal. Os principais beneficiados seriam Brasiliense e Gama, representantes da cidade na Série D do Campeonato Brasileiro; e por tabela o Minas Brasília, time da capital no Brasileirão Feminino.

Um empresário chegou se mobilizar na tentativa de realizar o clássico deste sábado entre Gama e Brasiliense, às 17h, com capacidade de público reduzida a 20%, no Bezerrão, mas recuou.  Não houve tempo para convencer as autoridades. Paralelamente, o Ministério da Saúde aprovou o estudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a volta parcial da torcida às arenas limitada a 30%, a partir de outubro, somente para a Série A do Campeonato Brasileiro.

O blog apurou que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios recebeu um produtor de jogos de futebol interessado em convencer o órgão de que que é possível recepcionar torcedores com segurança nas arenas da cidade. Ele teve uma audiência com o procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo, um dos responsáveis por inspecionar os protocolos de segurança sanitária estabelecidos para a realização das partidas do recém-encerrado Candangão.

Média de público do Candangão 2020: 436 pagantes

Média de público do Gama: 1.027

Média de público do Brasiliense: 277

Um dos argumentos apresentados é o sucesso dos drive shows na cidade e uma decisão recente do governo de Rondônia. Lá, os ginásios e estádios poderão receber 40% da capacidade de público, desde que demarcados os assentos, obedecendo o mínimo de distanciamento entre as pessoas, e não poderá ocorrer aglomerações ao adentrar ou sair da praça de esportes, devendo haver sinalização de entrada e saída.

Sabo teria sido simpático ao plano, mas, como não cabe a ele o poder de decidir, aconselhou os interessados a dialogar, principalmente, com o Governo do Distrito Federal, especificamente com a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, para alinhar o projeto da volta dos torcedores aos estádios e encaminhá-lo ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Decreto do GDF mantém o veto à presença de público nos estádios de futebol da capital.

A média de público do Gama como mandante neste ano foi de 1.027 pagantes no Bezerrão até a pandemia do novo coronavírus. O público fora da curva na temporada foi 3.691 torcedores no empate por 3 x 3 com o Brasil de Pelotas na primeira fase da Copa do Brasil deste ano. O empate eliminou o time candango precocemente do mata-mata nacional.

O Brasiliense atraiu em média 277 pagantes nos jogos como mandante antes da paralisação do futebol. O clube tem escolhido o Mané Garrincha como palco dos jogos no Candangão e na Série D do Brasileirão depois da pandemia. A arena erguida para a Copa de 2014 tem capacidade para 70 mil pagantes. Se operar com redução a 20%, comportaria até 14 mil.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf