Ao confirmar a escolha óbvia de Arthur Elias como sucessor de Pia Sundhage na Seleção Brasileira feminina, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca um técnico no Corinthians para assumir o elenco principal pela quinta vez em 25 anos. A decisão é acertada. Defendi o comandante da Brabas como favorito pelo menos duas vezes aqui no blog levando sempre em conta o quesito meritocracia.
O paulista de 42 anos acumula quatro títulos do Campeonato Brasileiro pelo Corinthians em 2018, 2020, 2021 e 2022. A final está encaminhada em 2023 depois da vitória contra o Santos na partida de ida das semifinais. Provavelmente decidirá o título contra Ferroviária ou São Paulo. O treinador é bicampeão da Libertadores. Pode ser tri neste ano.
O currículo ainda ostenta dois títulos do Campeonato Paulista, dois da Supercopa do Brasil e uma Copa Paulista. O sucesso não é recente. Em 2013, ele levou o Centro Olímpico ao título nacional. Na sequência, ganhou Copa do Brasil e Libertadores na parceria entre Audax e Corinthians.
Certo ou por linhas tortas, trabalhar no Corinthians é uma espécie de atalho para assumir a Seleção. Arthur Elias é o quinto técnico a seguir essa rota desde 1998. Naquele ano Vanderlei Luxemburgo comandava o time masculino e recebeu convite para assumir o Brasil. Topou e acumulou o Corinthians e a Seleção por seis meses até virar funcionário definitivo da CBF.
Em 2002, Carlos Alberto Parreira deixou o Timão para suceder Luiz Felipe Scolari na Seleção masculina. Ela havia levado o time ao título da Copa do Brasil e perdido a decisão do Campeonato Brasileiro para o Santos.
Em 2010, Ricardo Teixeira buscou Mano Menezes no Corinthians depois de receber o não de Muricy Ramalho — à época treinador do Fluminense. O treinador aceitou a missão e iniciou o projeto da CBF para a Copa do Mundo de 2014.
Seis anos depois, Marco Polo Del Nero mirou no Centro de Treinamento Joaquim Grava ao escolher o substituto de Dunga na Seleção Brasileira. O Brasil tinha sido eliminado pelo Peru na fase de grupos da Copa do Mundo Centenário. O cartola convenceu Tite a deixar o Corinthians e assumir a prancheta do Brasil.
Portanto, Arthur Elias é o quinto técnico técnico a assumir o Brasil empregado no Corinthians. Assim como Fernando Diniz, ele acumulará Corinthians e Seleção temporariamente. O profissional combinou com o Ednaldo Ferreira de deixar o clube depois do encerramento da Libertadores, de 5 a 21 de outubro, nas cidades de Bogotá e Cali, ambas na Colômbia.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf