Argentina 1 x 0 Brasil: indefeso no bastidor sem Marco Polo Del Nero, CBF perde da AFA e não atende pedido de Dunga para jogar hoje à tarde

Publicado em Sem categoria

Monumental de Núñez uma hora antes do clássico: sem condição de jogo
AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Se o Brasil perder nesta sexta-feira para a Argentina, no Estádio Monumental de Núñez, pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018, o torcedor deve colocar o possível fracasso na conta do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero. Ele é o culpado pela “primeiro gol” dos hermandos antes mesmo de a bola rolar para o clássico que deveria ser disputado ontem.

Quando percebeu a possibilidade de não ter jogo, o técnico Dunga bateu o pé e disse a um dos vices da CBF, o deputado Marcus Vicente (PP-ES), chefe da delegação em Buenos Aires, que seu desejo era enfrentar a Argentina às 15h30 desta sexta. Motivo: sofrer menos pressão. Na cabeça de Dunga, os torcedores que compraram ingresso para o jogo de ontem à noite não iriam à tarde por ser um dia útil, de trabalho, de aulas… Faltou força política para atender a solicitação de Dunga. Sem Marco Polo Del Nero na área, o presidente da AFA, Luiz Segura, se impôs diante da Conmebol e engoliu Marcus Vicente. O mandarário da AFA exigia o jogo às 20h30. Marcus Vicente batia o pé e queria 15h30, no máximo às 16h. No fim das contas, Marco Polo Del Nero fez o gol contra. Luiz Segura venceu e manteve a partida às 22h.

Marco Polo Del Nero continua sem viajar. Está com medo até de depor na CPI do Futebol e pediu um habeas corpus preventivo para não sair preso do Congresso Nacional. Se ele tem vir do Rio a Brasília, quem dirá entrar em um avião para tratar dos bastidores de uma partida das Eliminatórias da Seleção Brasileira. Uma vergonha.

Uma raposa felpuda da CBF contou ao blog que Argentina e Brasil preferiram transferir a partida para evitar desgaste com os clubes europeus. Logo depois da data Fifa, no próximo dia 22, o Real Madrid receberá o Barcelona no Estádio Santiago Bernabéu pelo Campeonato Espanhol. Quatro jogadores que participarão do dérbi estão estão em Buenos Aires: Daniel Alves, Neymar, Danilo e o argentino Mascherano. As duas seleções estão classificadas para os Jogos Olímpicos do Rio-2016 e estão pisando em ovos no relacionamento, principalmente, com o Barcelona. O Brasil quer Neymar na caça ao ouro. A Argentina não pretende abrir mão de Lionel Messi em sua seleção Sub-23.

Segundo a previsão do tempo em Buenos Aires, havia risco de fortes ventos e até granizo no bairro de Núñez no horário da partida. Consequentemente, risco de lesão. Em jogos data Fifa, quem paga o segundo em caso de contusão é a Fifa. Mas Argentina e Brasil sabem que há destagaste na relação diplomática com os clubes. Curiosamente, Gilmar Rinaldi deu a seguinte justificativa para o adiamento do clássico. “As ruas ao redor do estádio estão alagadas e colocaria em risco não só o espetáculo, mas também a integridade física dos jogadores”. Real Madrid e Barcelona agradecem.