Criticado na vitória de virada do Flamengo contra o Criciúma, e no empate sem gols entre Juventude e São Paulo no mês passado pelo Campeonato Brasileiro, o gramado do Estádio Mané Garrincha começou a passar por uma reforma completa nesta semana para entregar padrão de qualidade elevado nas partidas do segundo semestre no estádio.
A missão é liderada pelo profissional Maurício Lamas, responsável pela operação da World Sports Brasil, uma das gigantes do país especializadas em pisos esportivos. A firma cuida de dois dos melhores gramados do país: Neo Química Arena e Morumbis. O blog apurou que o São Paulo participou diretamente da contratação do serviço. O time pretende mandar pelo menos duas partidas neste ano no estádio devido ao calendário de programações na casa própria. O clube e a Arena BSB estão cada vez mais próximos, como mostrou o post publicado em março no Drible de Corpo.
“A gente está realizando um trabalho de remoção com sistema de fraze movie. A gente vai remover todo o gramado e já vamos nivelando. Alguma parte que for necessário vamos refazer o nivelamento a laser e faremos replantio do gramado no campo inteiro”, explica Maurício Lamas em um vídeo divulgado pelo perfil da World Sport.
O profissional explica o processo. “A máquina vem acompanhando todo o nivelamento atual do campo e retirando toda a matéria. A gente usa um sistema com carretas para a retirada e vamos colocar uma camada nova de areia com nivelamento final e o gramado novo”, explica o engenheiro.
A empresa parceira da Arena BRB Mané Garrincha também trabalha para a casa do Atlético-MG, a Arena MRV, e será responsável pelo “carpete” da Neo Química Arena para receber a partida de futebol americano da NFL, em setembro. A Granja Comary, centro de treinamento das seleções da CBF, Morumbis, a Arena MRV, a Arena das Dunas, a Arena do Grêmio, Arena Pantanal, Vila Belmiro e a Neo Química Arena estão no portfólio.
Além de abrigar partidas da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Mané Garrincha será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol feminino em 2027. Um dos desafio do novo gramado será suportar a quantidade de shows e falta de iluminação natural no setor norte do gramado, no sentido do autódromo Nelson Piquet. Há dificuldade com aquele setor específico desde a inauguração do estádio, em 2013.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf