Lionel Messi? Cristiano Ronaldo? Neymar? Luis Suárez? Na-na-ni-na-não! O artilheiro das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018 não é nenhum dos 23 jogadores indicados pela Fifa ao The Best — o prêmio de melhor do mundo. Os goleadores são árabes com 14 gols e disputam a terceira fase da seletiva asiática. Tim Cahill (Austrália) e Carlos Ruiz (Guatemala) são os concorrentes mais próximos.
Mohammad Al-Sahlawi é saudita, tem 29 anos e na última transferência internacional movimentou US$ 8 milhões ao trocar o Al-Qadisiya pelo Al-Nassr. Dos 14 gols do atacante, oito foram em cima do Timor Leste em dois massacres — 10 x 0 e 7 x 0. Palestina, Malásia e Emirados Árabes Unidos sofreram os demais. O outro artilheiro é Ahmed Khalil, 25 anos, dos Emirados Árabes Unidos. O jogador de 25 anos defende o Al-Ahli.
O desempenho de Mohammad Al-Sahlawi e Ahmed Khalil já é superior ao dos últimos artilheiros das Eliminatórias. Deon McCaulay (Belize), van Persie (Holanda) e Luis Suárez fizeram 11 gols cada nas Eliminatórias para a Copa de 2014. Apenas os dois últimos se classificaram para o torneio disputado no Brasil.
Nas Eliminatórias para 2010, Os artilheiros foram Dagano (Burkina Faso) e Vakatalesau (Fiji), com 12 bolas na rede. Na campanha para 2006, Borghetti (México) terminou a seletiva com 14 gols, ou seja, Mohammad Al-Sahlawi e Ahmed Khalil podem ultrapassá-los.