Thiago Carpini Thiago Carpini dá adeus ao Juventude para se apresentar ao São Paulo. Foto: Divulgação/Juventude Aos 39 anos, Thiago Carpini tem no currículo duas vitórias contra Abel Ferreira. Foto: Divulgação/Juventude

Aposta do São Paulo em jovens como Carpini contrasta com a impaciência

Publicado em Esporte

A opção do São Paulo por Thiago Carpini para o lugar de Dorival Júnior é corajosa. Por sinal, ousadia não tem faltado a diferentes diretorias do clube. Treinadores com este perfil passaram recentemente pelo cargo. Houve apostas em Sergio Baresi, Doriva, André Jardine e Rogério Ceni. Além do vice-campeonato no Paulistão, catapultou o Juventude ao vice na Série B de 2023.

 

O escolhido tem 39 anos. É um ano mais velho do que o lateral-direito Rafinha. A questão é justamente a falta de paciência com jovens treinadores ou profissionais iniciantes na carreira. André Jardine, por exemplo, durou quatro partidas no cargo depois da efetivação. Perdeu o emprego ao ser eliminado pelo Talleres na segunda fase da Pré-Libertadores de 2019. O mundo deu voltas e André Jardine virou referência no México. Acaba de levar o tradicional América ao título da Liga MX, como é chamado o campeonato nacional do país.

 

O São Paulo também teve estopim curto com o maior ídolo do clube. Rogério Ceni foi demitido nas duas passagens pelo Morumbi, a primeira delas como estreante na profissão, em 2017. O ex-goleiro durou 19 jogos no cargo quando assumiu a prancheta pela primeira vez.

 

Quando o tricolor apostou na novidade

  • Sergio Baresi: 14 jogos
    11/8/2010 a 3/10/2010
  • Doriva: 7 jogos
    7/10/2015 a 9/11/2015
  • André Jardine: 4 jogos
    26/11/2018 a 14/2/2018
  • Rogério Ceni: 19 jogos (primeira passagem)
    01/01/2017 a 03/07/2017

 

Thiago Carpini foi carrasco do São Paulo no Paulistão do ano passado. Eliminou o tricolor nos pênaltis nas quartas de final por 6 x 5. O treinador passado do modo vilão a candidato a herói. Daqui a 22 dias, ele pode começar a conquistar a torcida na Supercopa do Brasil. O atual campeão da Copa do Brasil enfrentará o Palmeiras, bicampeão da Série A.

 

O duelo à parte com Abel Ferreira será uma espécie de revanche da final do Campeonato Paulista. Thiago Carpini fez muito com pouco ao derrotar o Palmeiras por 2 x 1 na primeira partida da decisão, na Arena Barueri. O choque de realidade foi pesado na segunda partida. O alviverde goleou o adversário por 4 x 0 no Allianz Parque e comemorou o título. Carpini também foi pedra no sapato de Abel ao derrota-lo por 1 x 0 no Estadual de 2021, na casa verde.

 

O combo “Thiago Carpini” inclui provavelmente três auxiliares. Caio Gilli e Estephano Djian, filho do ex-zagueiro do Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG e Lyon, Marcelo Djian. Um terceiro assistente foi adicionado recentemente. Campeão do Distrito Federal pelo Real Brasília no ano passado, Gerson Ramos trocou o Samambaia pelo convite para trabalhar com Carpini no Juventude. Resta saber se o São Paulo topará levar todos eles para o CT da Barra Funda.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf