Após oito anos, Brasil volta a ter dois goleiros titulares de clubes classificados para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa

Publicado em Esporte
Homens de confiança de Tite na Seleção, Ederson E) e Alisson estão nas quartas. Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press
Homens de confiança de Tite na Seleção, Ederson E) e Alisson estão nas quartas. Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press

Dos oito clubes classificados para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, dois têm goleiros titulares brasileiros: Roma (Alisson) e Manchester City (Ederson). Parece que não, mas é um feito e tanto da dupla. Isso não acontecia havia oito anos. Assim como Alisson e Ederson em 2018, os protagonistas da última façanha eram os caras da Seleção na época. Camisa 1 na Copa de 2010, Julio Cesar vestia a camisa da Internazionale nas quartas de 2011 contra o Schalke 04. Gomes defendia o uniforme do Tottenham diante do Real Madrid.

Para se ter uma ideia da boa fase dos goleiros brasileiros, a escola verde-amarela só terá menos arqueiros titulares do que a Alemanha nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Atuais campeões mundiais, os germânicos emplacaram Ulreich (Bayern Munique), Ter Stegen (Barcelona) e Karius (Liverpool) entre os oitos melhores times da Champions League.

Alisson foi o nome da classificação da Roma, principalmente, na partida de ida. Foi o responsável pela derrota apertada por 2 x 1 na Ucrânia. Se não fosse ele, o Shahktar Donetsk teria resolvido a série no confronto de ida. O resultado na casa alheia permitiu ao clube italiano avançar com o triunfo por 1 x 0 na última quarta-feira, no Estádio Olímpico.

Reserva de Alisson na Seleção, Ederson teve menos trabalho do que o companheiro nas oitavas. O Manchester City despachou o Basel, da Suíça, por 5 x 2 no placar agregado. Entre os times classificados para as quartas de final, a trupe de Pep Guardiola tem a segunda defesa menos vazada da Liga dos Campeões. Fica atrás apenas do Barcelona, que sofreu dois gols.

A missão possível de Alisson e Ederson continua: conquistar a Liga dos Campeões. Na história do torneio, apenas dois goleiros conseguiram o feito como titulares. Julio Cesar foi um dos heróis da Internazionale no tricampeonato de 2010. Fechou o gol na vitória por 2 x 0 sobre o Bayern Munique na final disputada no Santiago Bernabéu, em Madri. Famoso por brilhar nas cobranças de pênaltis, Dida faturou a orelhuda duas vezes pelo Milan, em 2003 e em 2007.

As presenças de Alisson e de Ederson nas quartas de final da Champions League consolidam ainda mais as vagas de ambos na convocação final da Seleção Brasileira para a Copa da Rússia. Resta apenas uma vaga. A última convocação inseriu na briga Neto, do Valencia.

 

QUARTAS DE FINAL

Goleiros titulares classificados para a próxima fase

» Manchester City: Ederson (Brasil)

» Roma: Alisson (Brasil)

» Real Madrid: Navas (Costa Rica)

» Barcelona: Ter Stegen (Alemanha)

» Sevilla: Sergio Rico (Espanha)

» Juventus: Buffon (Itália)

» Liverpool: Karius (Alemanha)

» Bayern Munique: Ulreich* (Alemanha)

*Neuer se recupera de contusão