A Uefa sorteou nesta sexta-feira as chaves da Liga Europa, antiga Copa da Uefa, o segundo torneio continental mais importante da Europa. Os 48 clubes foram divididos em 12 grupos com quatro cada. Os dois melhores avançam à fase de mata-mata, totalizando 24 times. Eles se juntam aos oito terceiros colocados da fase de grupos da Champions League na etapa de mata-mata. A decisão desta temporada está marcada para a Friends Arena, em Solna, Suécia.
Os times a serem batidos são os espanhóis. Desde que o torneio mudou de nome de Copa da Uefa para Liga Europa, em 2009/2010, houve sete edições. Cinco foram vencidas por clubes do Campeonato Espanhol. Atlético de Madri (2009/2010 e 2011/2012), Sevilla (2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016). As exceções foram o Porto (2010/2011) e o Chelsea (2012/2013).
Grupo A
Manchester United, Fenerbahçe, Feyenoord e Zorya
Dois vencedores da Liga dos Campeões na mesma chave: Manchester United e Feyenoord. Um grupo chatinho para os favoritos Diabos Vermelhos. Vai ser estranho ver o badalado técnico José Mourinho brigando pelo segundo título mais importante da Europa. É como se voltasse ao início da carreira, quando ganhou o título da Copa da Uefa, atual Liga Europa, pelo Porto. O Feyernoord tem tradição no torneio: foi bicampeão em 1973/1974 e em 2001/2002.
Palpite: Manchester United e Feyenoord
Grupo B
Olympiacos, Apoel, Young Boys e Astana
Se você torce pelo Cruzeiro e gostava do técnico português Paulo Bento, demitido para a contratação de Mano Menezes, esse é o grupo a seguir na Liga Europa. O treinador lusitano assumiu o Olympiacos, da Grécia, para mim, um dos dois favoritos a avançar no torneio. O outro é o Astana, do Cazaquistão. O investimento é pesado no time que já deu o ar da graça até na Liga dos Campeões da Europa na temporada passada.
Palpite: Olympiacos e Astana
Grupo C
Anderlecht, Saint-Etienne, Mainz 05 e Gabala
Campeão na temporada de 1982/1983, o Anderlecht, da Bélgica, chega com o peso da camisa. O Saint-Etienne também. Foi vice da Liga dos Campeões em 1975/1976. Perdeu a final para o Bayern de Munique. A tendência é que haja muito equilíbrio entre Anderlecht, Saint-Etienne e Mainz 05 na disputa por duas vagas e o Gabala, do Azerbaijão, seja o fiel da balança.
Palpite: Anderlecht e Mainz 05
Grupo D
Zenit, AZ Alkmaar, Maccabi Tel-Aviv e Dundalk
Com o fim da era André Villas Boas, o favorito Zenit está sob nova direção. Campeão da Liga Europa em 2008/2009 à frente do Shakhtar, o romeno MIrcea Lucescu é o responsável por levar o clube russo ao bicampeonato. O Zenit levou o título em 2007/2008. O AZ foi vice em 1980/1981 ao perder para o Ipswich Town e briga com o Maccabi pela segunda vaga da chave. O Dundalk, da Irlanda, seria uma clamorosa surpresa se avançar à próxima fase.
Palpite: Zenit e AZ Alkmaar
Grupo E
Viktoria Plzen, Roma, Áustria Viena e Astra
Eliminada pelo Porto na Pré-Liga dos Campeões, a Roma pegou um grupo “baba”. Tem um time da região da República Tcheca famosa pelas cervejas Pilsen, de baixa fermentação e coloração clara, e um concorrente com nome de carro — Astra, da Romênia. Brincadeiras à parte, a Roma é favoritaça no grupo. Tenta ir além da campanha de 1990/1991, quando perdeu a finalíssima para a Internazionale no Estádio Olímpico. A briga pela segunda vaga vai ser muito equilibrada.
Palpite: Roma e Viktoria Plzen
Grupo F
Athletic Bilbao, Genk, Rapid Viena e Sassuolo
Favorito da chave, o Athletic Bilbao tem um trauma: chegou duas vezes à final e perdeu o título. Em 1976/1977, foi vítima da Juventus. Na temporada de 2011/2012, deixou o título escapar na decisão diante do Atlético de Madri. O segundo classificado pode ser qualquer um dos três, Em tese, o Genk, da Bélgica, e o Sassuolo, da Itália, brigam pela vaga.
Palpite: Athletic Bilbao e Genk
Grupo G
Ajax, Stardard Liége, Celta e Panathinaikos
O grupo tem mais um campeão da Champions League rebaixado para a Liga Europa, o Ajax. O clube holandês busca o segundo título. Deu a volta olímpica em 1991/1992 ao derrotar o Torino na final. O Panathinaikos tem na história uma final de Liga dos Campeões contra o Ajax em 1970/1971. O peso da camisa indica que ambos são os favoritos, mas fique de olho no Celta, comandado pelo técnico argentino Eduardo Berizzo, campeão do Apertura do Chile em 2013 à frente do O’Higgins e da Supercopa do Chile em 2014.
Palpite: Ajax e Celta
Grupo H
Shakhtar Donetsk, Sporting Braga, Gent e Konyospor
Campeão em 2008/2009 e agora comandado pelo português Paulo Fonseca, o Shakhtar é disparado o favorito ao primeiro lugar. A disputa pela segunda vaga vai ser dura entre o Gent, da Bélgica, que chegou às oitavas na última edição da Liga dos Campeões, e o Sporting Braga. O Konyospor, da Turquia, entra na chave apenas para participar.
Palpite: Shakhtar Donetsk e Gent
Grupo I
Schalke 04, Red Bull Salzburg, Krasnodar e Nice
O Schalke 04 tem no currículo o peso do título da temporada de 1996/1997 na decisão contra a Internazionale. O clube alemão também chegou à semifinal da Champions League em 2011 diante do Manchester United. A segunda vaga da chave tem tudo para ficar com Red Bull Salzburg, que recebe investimento pesado da multinacional do energético. Na minha opinião, Krasnodar e Nice seriam surpresa na fase de mata-mata.
Palpite: Schalke 04 e Red Bull Salzburg
Grupo J
Fiorentina, PAOK, Slovan Liberec e Qarabag
A Fiorentina espera ir além do vice na temporada de 1989/1990, quando perdeu o título para a Juventus em uma final italiana. Só um salto alto daqueles Luis XV impedirá o time de terminar a fase de grupos em primeiro lugar. Os outros três concorrente da chave estão em igualdade de condições. Se fosse para apostar uma grana, jogaria no Slovan Liberec, da República Tcheca.
Palpite: Fiorentina e Slovan Liberec
Grupo K
Internazionale, Sparta Praga, Southampton e Hapoel Be’er Sheva
Único representante da cidade de Milão nas duas principais competições continentais da Europa, a Internazionale busca o tetracampeonato da Liga Europa. Faturou o título nas temporadas de 1990/1991, 1993/1994 e 1997/1998. A briga pelo segundo lugar fica entre o Southampton, da Inglaterra, e o Sparta Praga, volta e meia presente na Liga dos Campeões.
Palpite: Internazionale e Southampton
Grupo L
Viillarreal, Steaua Bucaresti, Zurich e Osmanlispor
Se você gosta de Alexandre Pato esse é o grupo a seguir. O atacante é um dos reforços do Villarreal para a caça ao título inédito. A chave tem um campeão da Champions League. Nos bons tempos, o Steaua desbancou o Barcelona nos pênaltis na final da temporada de 1985/1986. Zurich e Osmanlispor que se contentem em participar da fase de grupos.
Palpite: Villarreal e Steaua