Amigo de churrasco e de passeio do centroavante Roger no Botafogo, o zagueiro brasiliense Emerson Silva é um dos jogadores que mais sentiu a notícia de que o artilheiro do time na temporada com 17 gols terá de se afastar do elenco para o tratamento de um câncer renal.
Em conversa por telefone com o blog neste sábado, Emerson exaltou a determinação de Roger em superar a doença e conta como foi o momento em que o centroavante reuniu o grupo para comunicar o diagnóstico.
“Ele falou com a gente no vestiário. Disse que vai ficar um tempinho fora. Conversou com alguns médicos e está otimista. Espera voltar a jogar rapidamente”, conta Emerson. “A gente ficou bastante triste. É um cara que está ajudando bastante a gente. Torcemos para que ele se recupere logo. Ele se mostrou muito forte”, testemunha.
Emerson destacou a força do elenco do Botafogo ao longo do ano para superar perdas. Nesta temporada, o elenco ficou sem Montillo, Camilo e Sassá. Mesmo assim, chegou às semifinais da Copa do Brasil, às quartas da Libertadores e está na zona de classificação para a Libertadores no Campeonato Brasileiro.
“O grupo é muito unido, temos que superar mais essa aí e jogar pelo Roger. Foi formado um elenco que deu certo. Quem entra está dando conta do recado. Não vai ser diferente com o escolhido para substituto o Roger”, confia Emerson.
O zagueiro diz que, em princípio, o grupo ficou muito chocado, mas a fé de Roger mudou o ambiente. “Causa um abatimento. Eu e outros atletas de repente ficamos num canto questionando como isso pode acontecer. Mas o Roger passou força para nós. Ele estava abatido, porém, sabe se expressar muito bem. É um dos líderes, uma referência”, elogia.
Evangélico, Roger, a esposa Elizabeth, a filha Giulia e o filho Nicolas frequentam a Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Artilheiro do Botafogo na temporada, Roger tem 17 gols. Fez um na Libertadores, 10 no Campeonato Brasileiro, dois na Copa do Brasil e quatro no Campeonato Carioca. Em um vídeo, Roger agradeceu o apoio dos clubes, amigos e a corrente de fé que ganhou as redes sociais. Em nota oficial, o Botafogo comunicou que o tumor tem alta chance de cura.
“Quero agradecer cada mensagem, foto postada, manifestação de carinho e cada ligação. Deus abençoe. Logo estou de volta, se Deus quiser. Vou batalhar, vou vencer essa doença. Se Deus quiser, em janeiro nós estaremos na pré-temporada para fazer um grande ano novamente . Fica aqui meu abraço e minha gratidão”.
Roger é o segundo jogador afastado do Campeonato Brasileiro para o tratamento de doença. Antes, o Flamengo ficou sem o meia Ederson. O jogador foi diagnosticado com um tumor no testículo direito, teve de retirá-lo, substituí-lo por uma prótese e continua em recuperação.