Cuiaba Cuiabá é o primeiro time do Centro-Oeste nas quartas desde o Goiás em 2013. Foto: Divulgação/Cuiabá Cuiabá é o primeiro time do Centro-Oeste nas quartas desde o Goiás em 2013. Foto: Divulgação/Cuiabá

América-MG e Cuiabá quebram sequência elitizada das quartas de final da Copa do Brasil

Publicado em Esporte

Pela primeira vez em sete anos, as quartas de final da Copa do Brasil contam com a presença de um clube do Centro-Oeste entre os oito candidatos ao título. O protagonista é o Cuiabá, vilão do Botafogo na fase anterior. Isso não acontecia desde a bela campanha do Goiás na edição de 2013. Aquele time do centroavante Walter caiu nas semifinais contra o Flamengo.

A presença de Cuiabá e América-MG entre os oito candidatos ao título também é simbólica. Ambos são de fora da Série A em uma competição cada vez mais projetada para ter campeões da primeira divisão. A última vez que dois times de fora da elite conseguiram se infiltrar nas quartas havia sido em 2014. Os protagonistas foram América-RN e ABC-RN, ambos da Série B. Nas últimas três edições, as quartas de final só contaram com times da Série A. O último intruso havia sido o Juventude. Em 2016, o time de Caxias do Sul (RS) disputava a Série C.

A pior notícia do novo formato da Copa do Brasil — sobretudo com privilégios para quem disputa a Libertadores de entrar no torneio a partir das oitavas de final —, é a quase extinção da zebra. Cada vez mais elitizada, a outrora democrática Copa do Brasil não tem um campeão do baixo clero desde o Paulista, algoz do Fluminense em 2015. Lá se vão 15 anos de domínio dos clubes da elite. Antes, Santo André (2004), Juventude (1999) e Criciúma (1991) levaram a taça numa época em que não figuraram na principal divisão do país.

O sorteio desta sexta-feira foi ingrato, principalmente, com o Cuiabá. O time terá pela frente o pentacampeão Grêmio. O segundo maior colecionador de títulos só fica atrás do recordista Cruzeiro, hexacampeão do torneio. Apesar do alto nível de dificuldade, o Cuiabá tem em quem se inspirar na Região Centro-Oeste para tentar avançar, ir um pouquinho mais longe.

 

Quem estava nas quartas de final

Últimas três edições só tiveram times da Série A entre os 8

  • 2019: Grêmio, Bahia, Athletico-PR, Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras e Internacional.
  • 2018: Bahia, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Corinthians e Chapecoense.
  • 2017: Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Santos, Grêmio, Athletico-PR, Palmeiras e Cruzeiro.

 

Em 1990, o Goiás decidiu o título da Copa do Brasil contra o Flamengo. No entanto, perdeu o título por 1 x 0 no placar agregado, mas deu muito trabalho ao time carioca. Neste século, o Brasiliense surpreendeu os gigantes Fluminense e Atlético-MG antes de decidir o título como Corinthians. Garfado no jogo de ida, em São Paulo, perdeu o título no Serejão, em Taguatinga.

O América-MG também faz história. Jamais havia chegado às quartas de final. O melhor desempenho era oitavas de final em 1998 e 2018. A trupe de Lisca desbancou o Corinthians nas oitavas. Agora, terá pela frente o Internacional. O treinador trabalhou nas divisões de base do clube gaúcho e foi técnico do time principal colorado em 2016.

Em tese, o duelo entre Grêmio e Cuiabá é o mais desequilibrado das quartas. O time de Mato Grosso não poderá contar com vários jogadores que disputaram o torneio por outros clubes e chegaram depois para reforçar a equipe na Série B. Todos os demais confrontos parecem equilibrados, inclusive Internacional x América-MG. O Coelho tem um bom time. Outro candidato a zebra, o Ceará terá pela frente o Palmeiras, um dos favoritos ao título. O confronto imprevisível da próxima fase opõe Flamengo e São Paulo. Jogo duríssimo.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf