Defelê Liminar blinda Defelê do da reintegração de posse da área do Clube Vizinhança. Foto: Divulgação/Real Brasília Liminar blinda o Defelê do pedido de reintegração de posse da área do Clube Vizinhança. Foto: Divulgação/Real Brasília

Ameaçado de ficar sem casa, Real consegue liminar para jogar no Defelê

Publicado em Esporte

A três dias da abertura do Candangão 2024, o atual campeão do Distrito Federal, Real Brasilia, teve de recorrer a uma liminar para mandar as cinco partidas da primeira fase no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê, na Vila Planalto. Motivo: um processo do GDF de reintegração de posse do Clube Unidade Vizinhança da Vila Planalto com indenização por perdas e danos, com desfazimento de edificações irregulares, ajuizada em 11 de dezembro de 2014.

 

O Real Brasília arriscava ficar sem o Defelê, palco do segundo jogo da final do ano passado. No entanto, uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) assinada pelo juiz Gustavo Fernandes Sales a qual o blog teve acesso “defere do pedido de tutela de urgência e suspende qualquer medida constritiva, especialmente de demolição, no tocante às instalações do Estádio Ciro Machado do Espírito Santo (Defelê), localizado nas imediações do Clube de Vizinhança da Vila Planalto”. O despacho conclui: “Mantenho o direito de usou do respectivo espaço ao embargante”.

 

O recurso do Real Brasília argumenta que o estádio é administrado pelo clube desde 2018 e apresentou imagens de como era e como está a casa dos times masculino e feminino profissionais e das equipes de base. Lembra, ainda, que o Defelê recebeu treinamento de seleções da Copa América no torneio continental disputado em 2021. O espaço foi locado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Detalha também a utilização da arena em jogos de competições organizadas pela CBF como a Série D do Campeonato Brasileiro, a Copa Verde e a Série A1 do Brasileirão Feminino.

 

Sob administração do Real Brasília há cinco anos, o Defelê tem custo mensal de R$ 50 mil a R$ 70 mil. A maior parte do investimento privado é canalizado para o gramado. Profissionais da Conmebol capacitaram funcionários do clube a zelar pelo piso.

 

Amparado judicialmente, o Real Brasília abrirá o Candangão neste sábado, em casa, contra o Ceilândia. O time também jogará em casa contra o Capital, Ceilandense, Santa Maria e Gama. O estádio também tem jogos da Copa Verde, Série D e da Copa do Brasil previstos para o estádio na temporada. A arena também é o endereço das atuais pentacampeãs do DF. As Leoas do Planalto figuram na elite do Brasileirão.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf