A Alemanha costumava ser uma ciência exata: três vitórias, nove pontos na primeira fase ou seu dinheiro de volta. Não é mais assim faz tempo. Os tetracampeões da Copa e tri da Euro não conseguem 100% de aproveitamento na fase de grupos desde 2012. Portanto, lá se vão 12 anos. Havia chance de quebrar o tabu contra a Suíça na última rodada da etapa classificatória, porém os germânicos suaram bicas para arrancar empate com a Suíça.
O adversário vencia a partida até os 47 minutos do segundo tempo com o gol marcado por N’Doye aos 28 da etapa inicial e deixou o primeiro lugar escapar nos acréscimos graças ao milagre protagonizado pelo centroavante reserva Füllkrug. O nove raiz entrou no lugar de Musiala e a Alemanha passou a contar com Kai Havertz e Füllkrug no comando do ataque.
A Alemanha não faz nove pontos na fase de grupos desde a Euro-2012, quando fez nove pontos em uma chave duríssima contra Portugal, Dinamarca e Holanda. A seleção liderada à época por Joachim Löw derrotou os três adversários. Desde então, o país disputou três edições da Copa do Mundo, três da Euro, inclusive a atual, e três fases de grupo da Nations League. Não fez 100% de aproveitamento em nenhuma dessas participações. Um absurdo!
É preciso separar a empolgação da torcida com a Alemanha do que a seleção entrega dentro das quatro linhas. Embora seja favorita, sim, por jogar em casa, a anfitrião não me agrada. Fez o que dela se esperava com a Escócia na estreia, foi fria e calculista como sempre diante da Hungria e deixou muito a desejar na partida mais difícil da primeira fase.
Não há certeza sobre o sucesso da Alemanha a partir das oitavas de final. Há uma pitada de Brasil na desorganização dos donos da casa. O técnico Julian Nageslmann completou apenas 11 jogos no cargo no empate contra a Suíça. É mais fácil imaginar uma Alemanha forte na Copa do Mundo de 2026 do que no mata da Eurocopa. Simples e óbvio assim.
Hoje, o adversário da Alemanha nas oitavas seria a Dinamarca. Semifinalista na Euro passada, a seleção escandinava segurou a Inglaterra na segunda rodada da fase de grupos. Vale mais uma lembrança: derrotou os germânicos na final da Euro-1992 na Suécia.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…
No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…