Flamengo Gabigol comemora sétimo gol nos últimos sete jogos e leva o Fla à liderança. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo Gabigol comemora sétimo gol nos últimos sete jogos e leva o Fla à liderança. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Acabou a rodada! 10 pitacos em 280 caracteres sobre o que rolou no futebol no fim de semana

Publicado em Esporte

A vida pós-Jesus

Do lado de cá do Oceano Atlântico, o Flamengo lidera a Série A e pode conquistar nesta quinta-feira o primeiro título pós-era Jorge Jesus. Do lado de lá, o técnico lusitano amarga o quarto lugar no Campeonato Português, 15 pontos atrás do arquirrival Sporting, e balança no cargo.

 

A vida pós-Coudet

Do lado de cá do Oceano Atlântico, o Internacional é vice-líder da Série A e pode conquistar nesta quinta-feira o primeiro título do Brasileirão desde 1979. Do lado de lá, o técnico argentino amarga o 14º lugar no Campeonato Espanhol, oito pontos à frente da zona de rebaixamento.

 

Vale quanto pesa?

Jorge Sampaoli trabalha no Brasil há 25 meses. Digamos que o salário dele no Santos e no Atlético-MG custou R$ 1 milhão por mês. Em tese, faturou R$ 25 milhões nos dois clubes e ganhou apenas um título no país: o Campeonato Mineiro 2020. Perguntar não ofende: vale o investimento?

 

Fracasso

O São Paulo é a maior decepção do Brasileirão. Liderava com 7 pontos de vantagem. A uma rodada do fim, está 8 atrás do líder Flamengo. Deprimente. E o Botafogo, hein! Cai como lanterna, mas venceu São Paulo, Atlético-MG e Palmeiras no Nilton Santos. Tem coisas que só acontecem…

 

G-12 virou G-8

Dos 12 times considerados gigantes do futebol brasileiro, 8 estão classificados para Libertadores: Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Santos. Exceções são o Corinthians e os três que disputarão a Série B — Botafogo, Cruzeiro e Vasco.

 

Tua imensa torcida bem infeliz

A maior goleada na história do Brasileirão (1959-2020) é Corinthians 10 x 1 Tiradentes-PI (1983). Na última rodada, o Vasco recebe o Goiás e precisa tirar 12 gols de saldo — tamanho da vantagem do Fortaleza. Maior placar cruzmaltino em Brasileiros é 9 x 0 contra a Tuna-PA (1984).

 

Dois é bom

Com o rebaixamento do Goiás para a segunda divisão, o Centro-Oeste perde um time e ganha outro na Série A do Campeonato Brasileiro. O emergente Cuiabá subiu e representará a região com o Atlético-GO no Brasileirão 2021. Bela campanha do Dragão, que disputará a Copa Sul-Americana.

 

Copa Amarela

Grande virada do Brasiliense contra o Remo (2 x 1) no jogo de ida da final da Copa Verde. Empate nesta quarta, em Belém, dará o título inédito ao clube na temporada em que completou 20 anos, dará o benefício de estrear na Copa do Brasil na terceira fase e abrirá vaga para o Real.

 

Gato de botas

Alguns técnicos são predestinados a comandar um time específico. É o caso de Adelson de Almeida. De volta ao Ceilândia, ele estreou no Candangão derrotando o Real, um dos favoritos ao título. O Capital expôs as fragilidades do atual bicampeão Gama no Bezerrão. Vai ser fácil, não.

 

Where dreams come true

Apesar da derrota para os EUA, gostei das ideias da treinadora Pia Sundhage para o Brasil no duelo pela She Belives Cup. É preciso ter paciência para colher os frutos da aposta na sueca. O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, é o chefe da delegação em Orlando, sede da Disney.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf