Abel Ferreira Abel Ferreira tem dois títulos de copa, mas ambos como lateral do Sporting. Foto: Cesar Greco/Palmeiras O técnico Abel Ferreira tem dois títulos de copa, mas ambos como lateral do Sporting. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Abel Ferreira pode ser o segundo técnico estrangeiro finalista da Copa do Brasil

Publicado em Esporte

Há três anos, o técnico colombiano Reinaldo Rueda tornava-se o primeiro técnico estrangeiro a disputar a final do segundo torneio mais importante do país: a Copa do Brasil. Prejudicado pelas más atuações dos goleiros Thiago e Alex Muralha e o pênalti desperdiçado por Diego no jogo do Mineirão, o comandante do Flamengo amargou o vice-campeonato contra o Cruzeiro.

As semifinais da edição deste ano começam nesta quarta-feira com um candidato gringo ao título. O português Abel Ferreira tem a chance de igualar o feito de Reinaldo Rueda e até ir além, ou seja, entrar para a história como primeiro treinador estrangeiro campeão da Copa do Brasil. Antes, terá de passar pelo surpreendente América-MG liderado pelo técnico Lisca.

Abel Ferreira sabe o que é conquistar uma copa nacional como jogador. Como treinador, ainda não. Em 2007, era lateral-direito do Sporting na final da Taça de Portugal contra o Belenenses. O clube de Lisboa venceu a decisão por 1 x 0. Em 2008, foi bicampeão superando o Porto. O técnico do Palmeiras era comandado à época por Paulo Bento, ex-comandante do Cruzeiro.

A presença de técnicos estrangeiros nas semifinais da Copa do Brasil é rara. Em 2015, o colombiano Juan Carlos Osorio classificou o São Paulo nas quartas de final, mas deixou o cargo logo em seguida para assumir a seleção do México. Doriva herdou a prancheta e o tricolor paulista deu adeus ao torneio contra o arquirrival Santos.

Sensações do futebol brasileiro no ano passado, Jorge Jesus e o xará Sampaoli não foram tão longe na edição passada da Copa do Brasil. Comandado pelo argentino, o Santos caiu nas oitavas de final contra o Atlético-MG. Por sua vez, o Flamengo perdeu para o Athletico-PR nos pênaltis nas quartas de final. Foi o único título que o português não conquistou para o clube.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf