Abel Ferreira Abel está a três jogos de ser o terceiro técnico europeu campeão da Libertadores. Foto: Sebastião Moreira/AFP O português Abel Ferreira está a três jogos de ser o terceiro técnico europeu campeão da Libertadores. Foto: Sebastião Moreira/AFP

Abel Ferreira é o quarto técnico europeu semifinalista da Libertadores em sete anos

Publicado em Esporte

A Europa tem um técnico nas semifinais da Libertadores pela quarta vez em sete anos.

Classificado depois de passar facilmente pelo Libertad por 3 x 0 nesta terça-feira, no Allianz Parque, e eliminar o time paraguaio  por 4 x 1 no placar agregado do duelo pelas quartas de final, o português Abel Ferreira iguala feitos recentes de Jorge Jesus, Fernando Jubero e Xabier Azkargota. Os quatro chegaram no mínimo às semifinais da competição continental.

Mais atrás, no século passado, Mirko Jozic e Béla Guttmann também conseguiram o feito.

Atual campeão da Libertadores, o português Jorge Jesus levou o Flamengo ao bicampeonato na temporada passada ao superar o River Plate na decisão do título, em Lima, no Peru.

Em 2015, o espanhol Fernando Jubero fez milagre à frente do Guaraní do Paraguai. O time alcançou as semifinais e perdeu a vaga para o campeão River Plate.

Um ano antes, o também espanhol Xabier Azkargorta guiou o Bolívar às semifinais contra o San Lorenzo. Porém, o time argentino desbancou o clube boliviano por 5 x 1 no agregado.

 

2 técnicos sul-americanos chegaram no mínimo às semifinais da Champions League nos últimos sete anos: os argentinos Diego Simeone e Mauricio Pochettino

 

Primeiro técnco europeu campeão da Libertadores, o croata Mirko Jozic brindou o Colo Colo com o título, em 1991, na decisão contra o Olímpia do Paraguai.

Nos primeiros anos da Libertadores, o húngaro Béla Guttmann conduziu o Peñarol à final, mas bateu de frente com o Santos de Pelé, guiado pelo técnico Luís Alonso Peres, o Lula.

O Palmeiras cumpriu o script. Deu sorte nas bolinhas e se deu ao luxo de realizar quatro jogos-treino antes do aguardado duelo possivelmente contra o River Plate. Era óbvio que  Delfín e Libertad não ofereceriam resistência aos campeões continentais de 1999. Gustavo Scarpa e os jovens Rony e Gabriel Menino liquidaram o duelo.

Independentemente do fator sorte, o Palmeiras mostra competência a essa altura da temporada para fazer mais do que o Flamengo no ano passado: pode arrematar cinco títulos em uma só temporada! O Flamengo ganhou Carioca, Brasileiro e Libertadores.

Até agora, o Palmeiras conquistou o Paulistão, está nas semifinais da Copa do Brasil contra o América-MG, nas semifinais da Libertadores contra River Plate ou Nacional e em quarto no Brasileirão. Ganhar a Série A é difícil, mas não impossível para um time embalado sob o comando de um técnico europeu. O português Abel Ferreira pode, sim, repetir os feitos de Mirko Jozik e Jorge Jesus na final de 30 de janeiro, no Maracanã.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf