A semana dos brasileiros na Libertadores: país depende do Cruzeiro para não repetir vexame da primeira rodada de 2002. Descubra qual…

Publicado em Sem categoria

Inter foi um dos dois times brasileiros derrotados na primeira rodada

Crédito da imagem: Reuters/David Mercado

Pela primeira vez, desde 2002, o futebol brasileiro pode começar a disputa da fase de grupos da Copa Libertadores da América com três derrotas para adversários estrangeiros. Descartando o clássico nacional entre Corinthians e São Paulo vencido pelo alvinegro, o Internacional perdeu para o The Strongest, na altitude de 3.600m de La Paz, e o Atlético-MG foi presa fácil para o Colo Colo, no Chile. Dos cinco representantes do país no torneio continental, apenas o Cruzeiro não estreou. Resta ao atual bicampeão brasileiro salvar a pátria do vexame na quarta-feira, diante do Universitario Sucre, na Bolívia.

Há 12 anos, só um dos quatro brasileiros venceu na primeira rodada. O Grêmio goleou o Oriente Petrolero. São Caetano, Atlético-PR e Flamengo foram derrotados, respectivamente, por Cobreloa, Bolívar e Once Caldas. Apesar da catástrofe na largada da Libertadores de 2002, o Brasil chegou à final graças ao São Caetano, mas perdeu o título no Pacaembu para o Olimpia, do Paraguai.

Os maus desempenhos de Inter, Atlético-MG e São Paulo tiveram culpados explícitos. Em La Paz, o técnico Diego Aguirre escalou mal o colorado e perdeu por 3 x 1 para o The Strongest. Além do técnico uruguaio, pressionado no retorno a Porto Alegre, o meia Anderson saiu queimado. De volta ao Brasil depois de oito anos na Europa, não suportou o ar rarefeito da capital boliviana e saiu aos 36 minutos do primeiro tempo. Péssima impressão para quem foi revelado pelo arquirrival Grêmio e custou R$ 28 milhões aos cofres colorados. Até a imprensa inglesa ironizou o ex-jogador do Manchester United.

Herói da conquista inédita do Atlético-MG em 2013, o goleiro Victor assumiu a culpa da derrota para o Colo Colo, em Santiago, por 2 x 0. Reserva de Julio Cesar e de Jefferson na última Copa do Mundo, o ídolo do Galo engoliu um frango no primeiro gol, em um chute do meio da rua. Apesar da falha, o técnico Levir Culpi fez o papel de escudeiro do camisa 1. “Victor está cansado de fazer milagres que nos salvam. No jogo passado aconteceu, por exemplo (contra o Democrata). Faz parte do jogo”, ponderou.

Victor não fugiu do assunto. “Era uma bola defensável. Talvez, houve um erro de tomada de decisão. A bola fez uma curva e eu tentei botar o corpo atrás dela, mas ela ganhou no quique”, explicou.

O primeiro Majestoso da história da Libertadores também teve os seus vilões. No intervalo da derrota para o Corinthians por 2 x 0, o volante Maicon, do São Paulo, se irritou ao ser questionado se era dele a responsabilidade de marcar Elias, autor do primeiro gol. “Minha incumbência é brincadeira. Tinha (Rafel) Tolói mais o Bruno para fechar. É uma jogada que a gente sabia que eles fariam e acabamos tomando o gol. Errou todo mundo, não é apontar um ou outro”, disse.

Jô vira piada

Um outro vilão da primeira rodada é o centroavante Jô. Há 313 dias (26 jogos) sem fazer gol, o jogador do Atlético-MG teve a chance de substituir Lucas Pratto na derrota para o Colo Colo, do Chile. Em 74 minutos, finalizou só uma vez e acertou o mesmo número de passes que o goleiro Victor: quatro.

O resultado da péssima fase é uma coleção de piadas nas redes sociais. Torcedores criaram um evento para comemorar o aniversário de um ano do último gol do jogador — em abril de 2014, diante do Zamora, pela Libertadores. Embora esteja devendo, Jô criticou a postura do time. “É preciso ter inteligência de jogar fora de casa. Nós nos expomos muito e sofremos com o toque de bola deles. Não tivemos pegada. Na Libertadores, é preciso saber jogar fora”, analisou, após a derrota por 2 x 0.