André Santos nos bons tempos de Arsenal: fez gol em clássico contra o Chelsea
Crédito da imagem: AFP PHOTO/ADRIAN DENNIS
Aos 31 anos, André Santos tem uma carreira oito ou oitenta. Quando não está no auge, a ponto de ser indispensável a um clube como o Arsenal, e necessário até à Seleção Brasileira, ele vive hiatos inacreditáveis e precisa de um empurrão para recolocar a trajetória nos eixos. Depois de ajudar o Flamengo a conquistar a Copa do Brasil de 2013, de ser escalado de forma irregular, no mesmo ano, diante do Cruzeiro, na última rodada do Brasileirão, e de uma rescisão contratual polêmica com o clube carioca, o lateral-esquerdo posou de jogador de futebol society, fez bico na Indian Super League, sob o comando de Zico, e foi apresentado como reforço do Botafogo-SP — nono time dele em 12 anos.
André Santos poderia ter disputado a Copa do Mundo em 2010 ou 2014. Afinal, era um dos homens de confiança de Dunga na conquista da Copa das Confederações de 2009. Na era Mano Menezes, foi titular da Seleção na Copa América de 2011, na Argentina. Perdeu o crédito ao ser um dos quatro jogadores que culparam o buraco do Estádio Único de La Plata pela eliminação precoce, nas quartas de final, diante do Paraguai. Em 2013, Luiz Felipe Scolari o chamou para um amistoso diante da Bolívia.
Festejado na chegada ao Botafogo-SP, André Santos teve recepções nobres. Custou 7 milhões de euros ao Arsenal, em 2011, fez gol em clássico no triunfo dos Gunners sobre o Chelsea, em 2012, mas é pé-quente na Série B do Brasileiro. Foi campeão pelo Atlético-MG, em 2006, e com a camisa do Corinthians, em 2009. Em 2013, voltou a viver uma fase regular no Flamengo. Ajudou o rubro-negro a ganhar o tricampeonato da Copa do Brasil. Na semana seguinte, foi escalado de forma irregular na última rodada do Brasileirão e quase virou pivô do primeiro rebaixamento da história do time carioca.
Depois de uma suposta agressão no vestiário, após uma derrota por 4 x 0 para o Inter, em Porto Alegre, André Santos rescindiu contrato. Nos cinco meses desempregado, deu uma canja no futebol society com a camisa do Metropolitano, de Santa Catarina, e depois fez um bico na badalada Indian Super League. Sob o comando de Zico, o ala foi um dos dois jogadores que perderam pênaltis na semifinal e se tornou um dos culpados pela eliminação diante do Atlético de Kolkata.
Começar de novo
Na apresentação de ontem, em Ribeirão Preto, André Santos contou que teve ofertas de times grandes do país, mas preferiu o Botafogo-SP. “Eu recebi propostas de um ano, de contratos mais longos, mas tenho outros planos a partir do segundo semestre, de maio, ao fim do Paulistão. Venho para fazer os 13 jogos. Não existe uma cláusula. Quero agradecer ao Botafogo por abrir as portas para mim. Quero honrar o compromisso e fazer o papel que combinamos”, comentou o jogador.
Tal como o veterano Zé Roberto na chegada ao Palmeiras, André Santos tirou a camisa para mostrar a forma física e avisou: “Sou um atleta profissional e me cuido nas férias. Minha última partida foi em 17 de dezembro, estava na casa da minha família, em Florianópolis. Falta muito em termos de bola, mas espero buscar isso o mais rápido possível”, avisou André Santos, no momento “oito” da carreira.
2004
Figueirense
Jogos: 31
Gols: 2
Assistência: –
Título: Campeonato Catarinense
2005
Flamengo
Jogos: 39
Gol: 1
Assistência: –
Título: –
2006
Flamengo
Jogos: 7
Gol: –
Assistência: –
Título: Copa do Brasil
2006
Atlético-MG
Jogos: 15
Gol: –
Assistência: –
Título: Série B
2007
Figueirense
Jogos: 40
Gols: 8
Assistência: –
Título: –
2008
Corinthians
Jogos: 62
Gols: 18
Assistências: 2
Título: Série B
2009
Corinthians
Jogos: 34
Gols: 6
Assistências: 3
Título: Campeonato Paulista
2009/2010
Fenerbahçe
Jogos: 46
Gols: 12
Assistências: 5
Título: Supercopa da Turquia
2010/2011
Fenerbahçe
Jogos: 37
Gols: 7
Assistência: –
Título: Campeonato Turco
2011
Fenerbahçe
Jogos: 2
Gol: 0
Assistência: –
Título: –
2011/2012
Arsenal
Jogos: 21
Gols: 3
Assistência: 0
Título: –
2012/2013
Arsenal
Jogos: 16
Gol: –
Assistência: 0
Título: –
2013
Grêmo
Jogos: 14
Gol: 1
Assistência: 1
Título: –
2013
Flamengo
Jogos: 28
Gols: 3
Assistências: 4
Título: Copa do Brasil
2014
Flamengo
Jogos: 21
Gol: 1
Assistências: 5
Título: Campeonato Carioca
2014
Goa (Índia)
Jogos: 12
Gols: 4
Assistências: 3
2015
Botafogo-SP
Jogos: 0
Gols: 0
Assistência: 0
2009-
Seleção Brasileira
Jogos: 24
Gol: –
Assistências: 4
Título: Copa das Confederações (2009)