Everton Ribeiro De vilão no Chile a herói no Chile: Everton Ribeiro curou trauma. Foto: Lucas Figueiredo/CBF De vilão no Chile em 2015 a herói contra o Chile em 2021: Everton Ribeiro curou trauma. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A redenção de Everton Ribeiro: pênalti perdido no Chile, em 2015, deixou meia fora da Seleção por cinco anos

Publicado em Esporte

Autor do gol da vitória do Brasil contra o Chile por 1 x 0 nesta quinta-feira, em Santiago, pela nona rodada das Eliminatórias para a Copa do Qatar-2022, Everton Ribeiro cometeu pecado quase sempre imperdoável no futebol brasileiro: há seis anos, ele perdeu pênalti justamente no Chile em uma competição oficial com a camisa da Seleção e caiu no esquecimento das convocações por longos cinco anos. Era 27 de junho de 2015. O Brasil empatou por 1 x 1 com o Paraguai no tempo normal das quartas de final da Copa América, em Concepción, no Chile. A vaga foi decidida nas cobranças da marca da cal e o time de Dunga caiu por 4 x 3. Enquanto os pentacampeões voltavam para casa, o Paraguai avançava às semifinais e era desbancado pela Argentina por 6 x 1.

A maior parte do vexame verde-amarelo caiu nas costas de Dunga e de Neymar, expulso da competição pela Conmebol após quebrar o pau com os colombianos na segunda rodada da fase de grupos. As outras fatias caíram no colo do meia Everton Ribeiro e do atacante Douglas Costa. Ambos desperdiçaram cobranças na eliminação. Aquela foi a última partida de Everton Ribeiro com a amarelinha antes do castigo de cinco anos. Naquela época, o então jogador do Al-Ahli estava cheio de crédito. Havia sido o protagonista do Cruzeiro ao bicampeonato brasileiro do Cruzeiro nas edições de 2013 e 2014. Recebeu a Bola de Ouro da revista Placar pelo desempenho na Série A de 2013.

O erro afastou Everton Ribeiro da Seleção por incríveis cinco anos. Ele tinha 25 na eliminação contra o Paraguai. Retornou aos 30 ao conquistar Tite para os duelos contra a Bolívia e o Peru, em 2020, na largada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Qatar-2022. A merecida volta por cima teve direito a gol contra o Peru na Copa América. E agora é consolidada justamente no Chile numa vitória com gol dele contra os donos da casa.

Everton Ribeiro também prova seu valor depois do erro de avaliação de Tite. O técnico da Seleção dispensou o jogador do Corinthians em 2011. Formado na base do Timão, foi emprestado ao Coritiba sem ter feito nenhum jogo sob a batuta de Tite. Bom saber que Tite não é cabeça dura. Não apostou muito em Marquinhos no Corinthians. Hoje, o zagueiro é um dos xodós dele na defesa. O intocável só não enfrentará a Argentina no domingo porque recebeu cartão amarelo. Está suspenso. Cumprirá punição contra a Argentina.

O Brasil jogou mal, mas vale ponderar a coleção de desfalques. Tite não contou com nove jogadores impedidos pelos clubes da Premier League de viajar para o Brasil. Ederson, Alisson, Thiago Silva, Fabinho, Fred, Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison pertencem ao primeiro escalão das listas de Tite. Raphinha seria testado nesta rodada tripla.

O que se viu no primeiro tempo foi um time desentrosado e mal escalado por Tite. Errar desse jeito contra adversários mais qualificados como a Argentina, no domingo, e as seleções de ponta da Europa. Vinicius Junior mais marcava do que agredia com o que tem de melhor: velocidade e drible no um contra um.

Aberto na direita, Gabriel Barbosa ficou distante do gol. Não havia jogada pela direita. Fora de forma, Neymar mandou bola na lua na etapa inicial após assistência de Gabigol e errou a finalização na assistência de Everton Ribeiro no segundo tempo. Para sorte dele, Bravo defendeu para a frente e Everton Ribeiro decidiu o jogo.

A campanha do Brasil é irretocável do ponto de vista do desempenho. São 21 pontos, quatro à frente da Argentina. Incríveis 100% de aproveitamento. Vaga encaminhadíssima para a Copa. Mas falta futebol. Aquele bola redonda das Eliminatórias para a Copa da Rússia não existe mais. Tite continua à procura de reposições para a equipe eliminada pela Bélgica nas quartas de final do Mundial da Rússia. A vitória mostrou que a solução pode passar por ex e atuais e jogadores do Flamengo e do Atletico-MG. Everton Ribeiro decidiu. Gerson entrou bem. Hulk e Guilherme Arana podem ser necessário no domingo contra a Argentina.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf