Vinicius Junior em noite de gala contra o LIverpool: um show à parte. Foto: Gustavo Bouys/AFP
Aos 20 anos, Vinicius Junior vive a melhor fase pessoal na Europa. Protagonista da vitória do Real Madrid sobre o Liverpool por 3 x 1, ontem, no Estádio Di Stéfano, na capital espanhola, ao marcar dois gols no duelo de ida pelas quartas de final da Liga dos Campeões, o atacante chegou a seis na temporada. Em números absolutos, é a melhor performance do brasileiro desde que foi apresentado no clube merengue.
Em 2018/2019, Vinicius Junior balançou a rede quatro vezes. Na seguinte, chegou a cinco. Na atual, tem seis. Há quem ache pouco. Não se levarmos em conta que o jogador revelado pelo Flamengo tem obrigação de ser o garçom do centroavante francês Benzema e depende do bom humor do técnico Zinedine Zidane para escalá-lo entre os titulares — como ontem.
Vinicius Junior tem quatro gols em participações na Champions. O amigo PVC lembra que Lionel Messi contabilizava três e Cristiano Ronaldo, quatro, com a mesma idade da joia do Real. Hoje, são os maiores artilheiros da história do torneio. Lapidados, ambos viraram excelentes finalizadores. Se estiver disposto a aprender o que lhe faltou na base do Flamengo, como abordei em uma coluna recente publicada aos sábados no Correio Braziliense, Vinicius Junior pode evoluir também. Não se sabe, óbvio, se a ponto de ser comparado ao argentino e ao português.
O primeiro gol de Vinicius Junior partiu dos pés do excelente volante alemão Toni Kroos. Matou no peito, tirou dois zagueiros e finalizou na saída de Alisson. No segundo dele, aproveitou assistência de Modrid e bateu de primeira para vencer o goleiro da Seleção.
O menino de São Gonçalo (RJ) brilha no momento em que os astros de Tite amargam crise. Neymar tem recaídas de menino Ney. Philippe Coutinho virou refém do departamento médico. Gabriel Jesus tolera a reserva no Manchester City. Entrou durante a vitória por 2 x 1 sobre o Borussia Dortmund, ontem, no Etihad Stadium. Firmino também começou no banco do Liverpool. De lá, assistiu ao show de Vinicius Junior.
É raro a cria do Ninho do Urubu fazer dois gols em um jogo. Nos tempos de Flamengo, marcou contra Atlético Goianiense e o Ceará no Brasileirão; e o Emelec na Libertadores. Havia anotaddo duas vezes pelo Real Madrid Castilla em um clássico contra o Atlético de Madrid. Mas, desde ontem, pode contar que balançou a rede duas vezes pelo time principal do Real Madrid em um jogo contra o Liverpool pelas quartas de final da Champions League. Só isso.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…
O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…
Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…
A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…
Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…