Bruno Henrique Bruno Henrique comemora o gol da virada: lance cantado por Dome. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo Bruno Henrique comemora o gol da virada: lance cantado por Dome. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

A superioridade do Flamengo contra rivais cariocas mesmo jogando mal; e a vitórias de São Paulo e Galo

Publicado em Esporte

Mais impressionante do que a invencibilidade de 16 jogos do Flamengo sobre o Vasco após a vitória de virada por 2 x 1 deste sábado, em São Januário, é a facilidade rubro-negra para derrotar os três arquirrivais cariocas — inclusive desfalcado e sem jogando mal. O vice-líder do Brasileirão atuou sem Rodrigo Caio, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Isla. Começou perdendo graças à falha coletiva de Bruno Henrique, Filipe Luís e Matheuzinho, mas se impôs no segundo tempo e fez o suficiente para somar mais três pontos.

O Flamengo não perde para o Vasco desde 24 de abril de 2016. Lá se vão 16 partidas de invencibilidade: sete vitórias e nove empates. O Fluminense derrotou o Flamengo uma vez neste ano, mas o clube da Gávea só contava com jogadores sub-20. O elenco profissional ainda estava em férias. O último revés em duelos com times principais foi em 14 de fereveriro de 2019. O tricolor venceu por 1 x 0. O Botafogo não derrota o arquirrival rubro-negro desde 10 de novembro de 2018. São cinco partidas sem perder para o Glorioso.

O Flamengo foi discplicente, burocrático e aparentemente desinteressado no primeiro tempo. O lance do gol do Vasco na roubada de bola de Cayo Tenório com assistência para Talles Magno resume o espírito rubro-negro na partida. Na etapa final, Léo Pereira fez o primeiro gol dele pelo Flamengo e Bruno Henrique cumpriu a profecia do técnico Domènec Torrent. Ele teriva indicado ao time que o caminho para o gol era um lançamento em profundidade para Bruno Henrique entrando em diagona na cara de Fernando Miguel.

Empate seria um placar justo. Por sinal, o Vasco igualou o placar no gol anulado de Cano. Se não houvesse VAR, o gol provavelmente teria sido validado. Como há recurso da tecnologia, a câmera apontou corretamente o impedimento. Ficou claro que houve.

 

Flamengo acumula 16 jogos de invencibilidade contra o Vasco, 5 diante do Botafogo e 4 em duelos com o Fluminense

 

Em São Paulo, o Palmeiras perdeu a segunda partida consecutiva, a primeira dentro do Allianz Parque. Deu tudo certo para o São Paulo de Fernando Diniz em uma grande exibição coletiva do time tricolor. O gol da vitória mostra tudo o que o técnico pensa sobre futebol. Para sorte dele, deu certo. Não houve erro na saída de bola.

O líder isolado Atlético-MG fez o suficiente para vencer o Goiás, no Mineirão. A vitória por 2 x 0 poderia ser mais elástica se o goleiro Tadeu não tivesse jogado tão bem. Que exibição do goleiro esmeraldino. Algumas defesas foram impressionantes. Como impressionante é o desempenho do veloz e goleador atacante Keno, o cara do Galo nas partidas realizadas aos sábados à noite.

Na quarta-feira, o Fortaleza havia derrotado o Atlético-MG, na Arena Castelão. O esforço e a longa viagem para Curitiba desaceleraram o time de Rogério Ceni. Aparementemente desgastado fisicamente, o tricolor suportou a pressão do Coritiba e arrancou empate por 0 x 0, no Couto Pereira. Pontinho precioso se ponderarmos a logística nada fácil.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf