52066616220_446241e025_c Tite na manhã desta terça na convocação para os amistosos de junho. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Tite na manhã desta terça na convocação para os amistosos de junho. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A lista de Copa para amistosos e os aborrecimentos do Tite a 197 dias da estreia do Brasil contra Sérvia

Publicado em Esporte

Tite exibiu na manhã desta quarta-feira na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, praticamente um trailer da convocação final que colocará em cartaz em outubro para a Copa do Mundo do Qatar. Com exceção de um ou outro jogador, a lista dos 26 relacionados — falta a Fifa oficializar — para a caça ao hexa está cristalina. Ele deu praticamente spoiler. Há poucas dúvidas. Pontuais até. E quase nenhuma brecha.

 

Quase, pois Danilo foi merecidamente chamado. Ganhou oportunidade de mostrar serviço nos amistosos confirmados contra Japão e Coreia do Sul na celebração dos 20 anos do pentacampeonato conquistado nos dois países, em 2002. Sim, faltou Raphael Veiga. Mas até para isso há explicação na confecção da lista. Concordemos ou não, está implícito que ele considera ter três meias e outros dois adaptáveis a função: os especialistas são Lucas Paquetá e Philippe Coutinho. E os híbridos, Fred e Neymar. 

 

Os goleiros são há muito tempo os que estão lá. Danilo e Daniel Alves se apoderaram da lateral direita. Tite tem dúvida quanto ao reserva de Alex Sandro. Daí ter chamado, também, Alex Telles e Guilherme Arana. Portanto, Renan Lodi parece cada vez mais carta fora do baralho depois da falha na final da Copa América e de não estar em dia com a vacina contra a covid-19. A menos que haja uma reviravolta, Lodi virou quarta força. 

 

A zaga conta com os intocáveis Marquinhos, Thiago Silva e Eder Militão certos, e uma vaga quicando. Gabriel Magalhães é a bola da vez nesta penúltima lista antes do anúncio final. Os principais concorrentes dele são Felipe e Lucas Veríssimo, por exemplo. 

 

Do meio para a frente, Tite segue fazendo um rodízio, principalmente, entre os meias armadores. Gerson e Arthur não foram chamados dessa vez. Bruno Guimarães e Fred vão se consolidando. Fabinho e Casemiro são os cães de guarda, os chamados camisa 5. O jovem Danilo chega para apimentar a disputa. Tem mais fôlego do que os jogadores do Real Madrid e do Liverpool para jogos que exigem fôlego. Basta observar, por exemplo, a presença de Camavinga, de 19 anos, na suplência de Casemiro no Real. Danilo tem 21.

 

Tite está fechado com Lucas Paquetá e Philippe Coutinho. Deixou claro que Neymar é híbrido. Pode atuar no meio ou no ataque. Roberto Firmino, que não foi chamado para os amistosos de junho, também se encaixa nesse papel. Daí, ao menos na montagem de Tite, a falta de espaço para Raphael Veiga. A situação do ótimo jogador do Palmeiras é dificílima.  

 

O ataque é um dos setores mais desafiadores para Tite. A convocação deixa claro que ele não abrirá mão dos pontas velozes e dribladores. Raphinha, Vinicius Junior e Antony, este último poupado por causa de lesão, estão no grupo. Duvido muito que ele abra mão do xodó Gabriel Jesus. O atacante cresceu na reta final da temporada do Manchester City. Tudo para ser novamente o nove e ter como sombra Richarlison e Matheus Cunha. Gabriel Martinelli chamou atenção, principalmente, contra a Bolívia, mas é uma possibilidade.  

 

Dito isso, vamos aos aborrecimentos do Tite. 

 

O técnico estava nitidamente indignado com a Associação de Futebol Argentina. Esperava enfrentar os hermanos na Austrália. Estava tudo planejado. Ficou tão aborrecido que preferiu fechar a boca para não ofender ninguém. Principalmente, depois de ter pedido desculpas ao povo boliviano pelos comentários sobre jogar na altitude. 

 

“Eu tenho opinião, mas não quero comentar o fato, não me sinto à vontade”, justificou Tite, antes de transferir a palavra ao coordenador de seleções Juninho Paulista. “Não é o fato de jogar com a Argentina ou não, é o fato de ter todo um planejamento. Sim, é prejudicial esse jogo ser cancelado”, reclamou o dirigente. 

 

Tite também ficou aborrecido com a inviabilidade de duelar com a Inglaterra, atual vice-campeã da Eurocopa. “A gente lutou para fazer o jogo contra o vice-campeão europeu. Vai ter o jogo entre Argentina e (campeã europeia) e Itália e nós procurávamos enfrentar a (vice) Inglaterra, mas não foi possível. Buscamos todas as alternativas, gostaríamos que fosse Inglaterra, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, Espanha. No mundo real não dá”.

 

O técnico da Seleção também deixou implícito certo ranço com o Flamengo. É óbvio que ele gostaria de chamar jogadores rubro-negros. Everton Ribeiro, por exemplo. Porém, o histórico é de desgaste com a diretoria do clube carioca. Deu ruim quando ele tentou chamar Gerson lá atrás. Pior ainda quando o clube impediu Pedro de ir aos Jogos de Tóquio-2020. Matheus Cunha foi bem e mandou o centroavante para o fim da fila. 

 

A gratidão pública de Tite ao Atlético-MG e ao Palmeiras na entrevista coletiva não deixa de ser uma alfinetada na resistência do Flamengo. “Na medida em que o tempo vai passando, as possibilidades vão surgindo, o tempo é menor. É natural que haja uma definição (de boa parte dos convocados). Fica o agradecimento e compreensão do Atlético-MG e do Palmeiras. Foram avisados e tiveram a grandeza de entender a situação de todos. A pressa e a concorrência elevam o nível técnico. O tempo está ficando cada vez menor”, afirmou. 

 

GOLEIROS

 

Alisson (Liverpool)

 

Ederson (Manchester City)

 

Weverton (Palmeiras)

 

LATERAIS

 

Dani Alves (Barcelona)

 

Danilo (Juventus)

 

Alex Sandro (Juventus)

 

Alex Telles (Manchester United)

 

Guilherme Arana (Atlético-MG)

 

ZAGUEIROS

 

Éder Militão (Real Madrid)

 

Gabriel Magalhães (Arsenal)

 

Marquinhos (PSG)

 

Thiago Silva (Chelsea)

 

VOLANTES

 

Bruno Guimarães (Newcastle)

 

Casemiro (Real Madrid)

 

Danilo (Palmeiras)

 

Fabinho (Liverpool)

 

Fred (Manchester United)

 

MEIAS

 

Lucas Paquetá (Lyon)

 

Philippe Coutinho (Aston Villa)

 

ATACANTES

 

Gabriel Jesus (Manchester City)

 

Gabriel Martinelli (Arsenal)

 

Matheus Cunha (Atlético de Madrid)

 

Neymar (PSG)

 

Raphinha (Leeds United)

 

Richarlison (Everton)

 

Rodrygo (Real Madrid)

 

Vinicius Junior (Real Madrid)

 

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf