A coluna Máquinas do Tempo desta segunda no Correio Braziliense: a dimensão da péssima largada da Argentina nas Eliminatórias

Publicado em Sem categoria

Quando acabou a Copa de 2014, os profetas do apocalipse começaram a ter a revelação de que a desmoralizada Seleção Brasileira tinha tudo para ficar fora de um Mundial pela primeira vez na historia. Natural depois do 10 x 1 — 7 x 1 diante da Alemanha e 3 x 0 contra a Holanda. Quinze meses depois o cenário é outro. A trancos e barrancos, jogando mal horrores e com sua pior campanha nas Eliminatórias desde que o atual formato em pontos corridos foi implantado, o timeco do Dunga ocupa a quarta posição. Atual vice-campeã do mundo, a Argentina é quem corre o risco de não ir à Rússia em 2018. Sorte dos bicampeões que o qualificatório da América do Sul está só começando.

Nunca antes na história do atual formato das Eliminatórias a Argentina largou sem vencer nas três primeiras rodadas. A trupe de Gerardo “Tata” Martino perdeu em casa para o Equador (2 x 0), empatou com o Paraguai em Assunção (0 x 0) e com o Brasil na última sexta-feira (1 x 1). São míseros dois pontos em três jogos e o nono lugar na classificação — à frente apenas da lanterna Venezuela.

Para você ter uma ideia da gravidade, na história das Eliminatórias, 349 seleções começaram o torneio sem vitória nas três primeiras partidas. Sabe quantas conseguiram reagir e se classificar para a Copa do Mundo? Quatro! Convido você a entrar na minha máquina do tempo para descobrimos quais países podem servir de inspiração para os hermanos reagirem o mais rápido possível.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1950 — a primeira disputada no Brasil —, os Estados Unidos emperraram na largada. Na primeira rodada, apanharam por 6 x 0 do México. Na segunda, empataram com Cuba por 1 x 1. Na terceira, outra surra. O México aplicou 6 x 2. Para sorte dos ianques, três países disputavam duas vagas. Uma goleada por 5 x 2 sobre Cuba pavimentou o caminho dos norte-americanos para o Mundial do Brasil.

Outra inspiração para a Argentina é a extinta União Soviética. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986, a então vice-campeã da Eurocopa — derrotada pela Holanda de Rijkaard, Gullit e van Basten na final — debutou na seletiva do Velho Mundo perdendo para Irlanda (1 x 0) e empatando com a Noruega (1 x 1) e a Suíça (2 x 2). Ainda assim, os soviéticos protagonizaram uma reação espetacular no Grupo 6 e foram à Copa do México em segundo lugar, atrás da Dinamarca.

A Irlanda e a Costa Rica também podem ser usadas como modelos de sucesso. Nas Eliminatórias para a Copa de 1990, a Irlanda estreou empatando com a Irlanda do Norte. Na sequência, perdeu para a Espanha, por 2 x 0, e tropeçou na Hungria (0 x 0). Deu tempo de reagir e a Irlanda avançou em segundo, atrás da Espanha. No qualificatório par 2006, a Costa Rica acumulou dois empates e uma derrota nos três primeiros jogos, mas esteve no Mundial da Alemanha.

Não tenho dúvida de que a Argentina vai ser a quinta da lista. Messi & Cia. estarão na Rússia para brigar pelo título. Podem cobrar daqui a três anos. A única vez que os hermanos ficaram fora da Copa do Mundo foi em 1970, no México. Em 1938, 1950 e 1954 eles não quiseram participar. Nas Eliminatórias de 1994, a Argentina chegou a disputar uma repescagem contra a Austrália, mas conseguiu se salvar e esteve na Copa dos Estados Unidos. Vencer ou ao menos empatar com a Colômbia na próxima terça-feira é importante. Mas é questão de tempo para a vida voltar ao normal nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia-2018.

QUANDO A ARGENTINA…

…. Quase ficou fora da Copa

Nas Eliminatórias para a Copa de 1994, a Argentina terminou em segundo lugar no em sua chave, atrás da Colômbia e à frente do Paraguai e do Peru. Na repescagem, teve de enfrentar a Austrália. Até Maradona, que havia se aposentado da seleção, voltou a jogar para salvar o país graças a um empate por 1 x 1 em Sydney e triunfo por 1 x 0 no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Eliminatórias 1994

Goycoechea

Chamot, Vázquez, Ruggeri e MacAllister

Pérez, Redondo, Simeone e Maradona

Balbo e Batistuta

Técnico: Alfio Basile (4-4-2)

… Ficou fora da Copa

A única vez que a Argentina não se classificou para a Copa via Eliminatórias foi em 1970. A seleção conseguiu a proeza de terminar em terceiro lugar na chave que tinha Peru e Bolívia. Os hermanos venceram apenas uma partida e terminaram em terceiro lugar. Em 1938, a Argentina desistiu e o Brasil foi para a Copa. Em 1950, também não quis participar, assim como na edição de 1954.

Eliminatórias 1970

Cejas

Rubén Díaz, Perfumo, Rogel e Malbernat

Pastoriza, Brindisi e Madurga

Conigliaro, Fischer e Oscar Más

Técnico:  Juan José Pizzuti (4-3-3)