A 40 dias do início, clubes aceleram planejamento para o Brasileirão

Publicado em Esporte
Pesquisa e texto: Marcos Paulo Lima/Blog Drible de Corpo

 

A 40 dias do início do Brasileirão 2026, em 28 de janeiro, os clubes correm contra o tempo para fechar o planejamento. A comodidade de a Série A começar em março ou abril depois dos estaduais dava um bom intervalo para colocar o vestiário em ordem. A mudança do calendário demanda celeridade na tomada das decisões. Dos 20 clubes participantes da elite em 2026, apenas um não tem treinador. O Botafogo procura substituto para o italiano Davide Ancelotti. O filho do técnico da Seleção pediu demissão na última quarta-feira.

 

A calmaria é aparente. Atual campeão, o Flamengo vive um momento de incerteza em relação à permanência de Filipe Luís. Depois de colecionar oito troféus em 14 meses nas conquistas da Copa do Brasil no ano passado e da Guanabara, Carioca, Supercopa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, Desafio das América e a Copa Challenger nesta temporada, o treinador e badalado agente português Jorge Mendes de um lado; e o executivo de futebol José Boto e o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, do outro, protelam a decisão.

 

Uma reunião marcada para quinta-feira, em Doha, no Catar, foi adiada e aumenta o suspense. Filipe Luís iniciará as férias na Espanha, o país da esposa dele, Patricia Kasmirski. José Boto seguiu do Oriente Médio para um período de descanso em Portugal. O contrato do treinador com o clube expira no próximo dia 31. O primeiro acordo foi assinado no ano passado no penúltimo mês da gestão de Rodolfo Landim depois da demissão de Tite. Bap aceitou dar continuidade ao tomar posse depois da eleição.

 

“Não recebi nenhuma oferta (para deixar o Flamengo). A minha cabeça estava voltada para esse jogo (contra o PSG), para essa final, para o que era melhor para o Flamengo. Sobre o futuro, ainda não é o momento, pois estou no luto do jogo, mas não depende só de mim. Esperamos que nos próximos dias se arrume”, afirmou depois do vice na Copa Intercontinental, um dois títulos perdidos por ele. O outro foi a Copa do Brasil deste ano após a eliminação contra o Atlético-MG nas oitavas de final. De 10 títulos, ganhou oito.

 

Enquanto o Flamengo se decide, outros clubes correm contra o relógio. Depois de escapar do rebaixamento na última rodada, o Internacional anunciou a contratação do uruguaio Paulo Pezzolano. O primeiro trabalho dele foi à frente do Cruzeiro na época em que Ronaldo era o gestor da Sociedade Anônima do Futebol.

 

Leia também:

Bom para o Vasco? Corinthians venceu todas fora de casa nesta Copa do Brasil

 

Um das curiosidades do acordo com a diretoria colorada é a cláusula de liberação em caso de convite do maior sonho dele: “Em todos os lugares que vou, está a cláusula para ir à seleção (uruguaia), mas não quero que pareça que estou me oferecendo. Isso não faria nunca”, revelou em entrevista à Rádio El Espectador, do Uruguai. A Celeste irá à Copa do Mundo de 2026 sob a batuta do argentino Marcelo Bielsa.

 

De volta à primeira divisão do Brasileirão depois de 36 anos, o Remo surpreendeu ao fechar com o técnico colombiano Juan Carlos Osorio. Com passagem pelo São Paulo e pelo Athletico-PR no país, o colombiano era o técnico do México na eliminação diante do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O dirigente Marcos Braz fechou o negócio com o técnico de 64 anos. Osorio trabalhou no Tijuana do México antes de assinar o contrato.

 

Outros clubes movimentaram-se rapidamente. Campeão da Série B, o Coritiba perdeu Mozart Santos e repôs com Fernando Seabra. Leonardo Jardim deixou o Cruzeiro, e o empresário Pedro Loureço mandou buscar Tite em um jatinho. O Grêmio encerrou o vínculo com Mano Menezes e delegou a prancheta ao lusitano Luis Castro.

 

O último jogo oficial do ano na temporada pode mexer no mercado. Dorival Júnior não parece confortável no Corinthians. A queda de braço com Memphis Depay tem desgastado a relação. O ex-técnico da Seleção pode deixar o cargo com ou sem título no domingo.

 

O interesse do Botafogo por Rafael Guanaes não prosperou. Eleito melhor treinador do Brasileirão ao levar o time estreante ao quarto lugar, ele era um dos nomes sugeridos ao acionista majoritário da SAF alvinegra, o estadunidense John Textor, mas rejeitou a oferta. Curiosamente, André Jardine fez o mesmo neste ano ao preferir permanecer no América do México.

 

1ª rodada
28/1/2026
Fluminense x Grêmio
Botafogo x Cruzeiro
São Paulo x Flamengo
Corinthians x Bahia
Mirassol x Vasco
Atlético-MG x Palmeiras
Internacional x Athletico-PR
Coritiba x Red Bull Bragantino
Vitória x Remo
Chapecoense x Santos

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf