Jejum de Seedorf começou na segundona da China e continua na elite da Espanha. Foto: RCDeportivo
Ele esteve perto de fechar com o Atlético Paranaense no fim do ano passado, mas foi parar no Deportivo La Coruña, da Espanha, e passa por um perrengue na recente carreira de técnico. O blog levantou todos os jogos de Clarence Seedorf como treinador. O holandês de 41 anos, com passagem por Milan, Shenzhen e La Coruña, não vence há oito partidas — seis quando comandava o Shenzhen, da segunda divisão da China, e outras duas no La Coruña, que o contratou com a missão de evitar o rebaixamento do vice-lanterna para a segunda divisão.
A última vitória de Clarence Seedorf no papel de técnico aconteceu em 27 de abril de 2016. O Shenzhen derrotou o Meinzhou Hakka por 2 x 0. Desde então, ele acumula quatro empates e quatro derrotas. Pelo La Coruña, perdeu para o Bétis na estreia e do Alavés no fim de semana.
O desempenho geral de Seedorf como técnico também não é satisfatório. São 37 jogos na profissão, com 14 vitórias, seis empates e 17 derrotas. Aproveitamento de 43,% dos pontos disputados. Um indicativo de que o técnico tem sido contratado muito mais pela fama de quem é tetracampeão da Champions League por Ajax, Real Madrid e Milan.
Seedorf é refém de um sistema tático: o 4-2-3-1. Era o preferido dele no Milan e no Shenzhen. Vem repetindo a fórmula no La Coruña. Na estreia contra Bétis, por exemplo, mandou a campo uma linha de defesa com o goleiro Rubén; Juanfran, Albentosa, Bóveda e Luisinho; Mosquera e Borges; Lucas, Adrián López e Cartabia; Andone.
A segunda partida de Seedorf à frente do La Coruña aconteceu no último sábado. O time perdeu novamente no sistema 4-2-3-1. A diferença foi a entrada de Guilherme, ex-Portuguesa e Corinthians, ao lado de Mosquera como volante. Seedorf raramente abre mão do 4-2-3-1.
A próxima oportunidade de Seedorf quebrar o jejum de vitórias será nesta quarta-feira contra Espanyol, no Estádio Riazor. O La Coruña já trocou de técnico duas vezes neste Campeonato Espanhol. Demitiu Pepe Mel e Cristóbal Parralo. Portanto, Seedorf que se cuide…
O jejum de vitórias de Clarence Seedorf
Os números de Clarence Seedorf como técnico
Milan
Shenzhen
La Coruña
Total
Adenor Leonardo Bachi vive um momento estranho na carreira depois dos seis anos e meio…
O retorno de Lucas Paquetá ao Flamengo é marcado pela displicência em lances capitais. Faltam…
Brasileirão – Série A 2026 Prévia jogo a jogo da #rodada 2 Flamengo x…
O Vasco erra muito no ataque ao mercado, mas de vez em quando acerta…
Dorival Júnior não se limita à leitura tática. Aprecia livros e não abre mão…
Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…