Campeão no Junior Barranquilla, Cuéllar enfrentará ex-time na semifinal da Copa Sul-Americana

Compartilhe

Campeão da Copa Colômbia em 2015 pelo Junior Barranquilla, Gustavo Cuéllar, do Flamengo, enfrentará seu ex-time na semifinal da Copa Sul-Americana. Depois de vencer a partida de ida por 2 x 0 na Ilha do Retiro, o time colombiano despachou o Sport na noite desta quinta-feira no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez. A conquista de dois anos atrás é a mais recente do próximo adversário do rubro-negro carioca.

Em novembro de 2015, Cuéllar era titular do Junior Barranquilla na final da Copa Colômbia. Participou dos dois duelos da decisão contra o Independiente Santa Fe — 2 x 1 no placar agregado. Alguns colegas do cabeça de área rubro-negro continuam no time colombiano. São os casos do goleiro Sebastian Viera, do zagueiro Willam Tesillo, do volante Narváez e do atacante Ovelar. Cuéllar estava no Junior Barranquilla antes de acertar com o Flamengo no início de 2016.

O técnico Reinaldo Rueda conhece bem o Junior Barranquilla. No ano passado, conquistou a Copa Colômbia em cima do próximo adversário do Flamengo na Copa Sul-Americana. O time ainda não era comandado pelo uruguaio Julio Comesaña. No Campeonato Apertura deste ano, o Atlético Nacional venceu em casa o Junior Barranquilla por 2 x 1 pela quinta rodada.

Dos semifinalistas da Copa Sul-Americana, apenas o Independiente tem título do segundo torneio mais importante do continente. Superou o Goiás nos pênaltis na final de 2010. Rei de Copas da Libertadores com sete troféus, o clube argentino também é recordista da extinta Supercopa dos Campeões com duas taças e pode alcançar o Boca Juniors na Sul-Americana. Bicampeão, o time xeneize é o maior colecionador de títulos da competição.

O Independiente enfrentará em uma das semifinais o Libertad, do Paraguai. O outro confronto é entre Flamengo e Junior Barranquilla. Se brasileiros e argentinos avançarem haverá uma revanche da decisão da extinta Supercopa dos Campeões de 1995. O Independiente faturou o título dentro do Maracanã e frustrou quase 100 mil torcedores. Era a última chance de o clube carioca conquistar um título no ano do seu centenário. O Independiente fez 2 x 0 no jogo de ida, perdeu por apenas 1 x 0 na volta, gol de Romário, e deu a volta olímpica.

Flamengo, Libertad e Junior Barranquilla podem ser campeões inéditos. O rubro-negro não chega a uma final internacional desde 1999, quando conquistou a extinta Copa Mercosul. O Junior Barranquilla alcançou as semifinais da Libertadores em 1994 e faz sua melhor campanha na Sul-Americana. O Libertad chegou duas vezes às semifinais da Libertadores, em 1977 e em 2006. Na Sul-Americana, está nas semifinais pela segunda vez (2013 e 2017).

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Cusco 0 x 2 Flamengo: Leonardo Jardim mostrou repertório na estreia

Uma das virtudes de Leonardo Jardim é a maleabilidade tática. O repertório dele no Monaco,…

2 horas atrás
  • Esporte

La Guaira 0 x 0 Fluminense: vácuo nas pontas deixa o tricolor sem gol

O empate do Fluminense com o Deportivo La Guaira na estreia na Libertadores tem influëncia…

9 horas atrás
  • Esporte

Barcelona 0 x 1 Cruzeiro: Matheus Pereira emula Savarino e Róger Guedes

Os times de Artur Jorge, novo técnico do Cruzeiro, costumam ter uma característica: um meia…

13 horas atrás
  • Esporte

Justiça do DF trava ação do Sinafut contra investidora da Liga FFU

A batalha judicial entre o Sindicato dos clubes (Sinafut) e a Sports Media Entertainment (SME),…

1 dia atrás
  • Esporte

Quem é Rafael Galvão, acusado de intimidar clubes da FFU

A reunião da CBF com os 40 clubes das Séries A e B do Campeonato…

1 dia atrás
  • Esporte

Diniz no Corinthians: entre o pavor do estilo e a presença em finais

  Assim como a Lua, o trabalho do técnico Fernando Diniz tem uma face oculta…

2 dias atrás