Campeão da Copa Colômbia em 2015 pelo Junior Barranquilla, Gustavo Cuéllar, do Flamengo, enfrentará seu ex-time na semifinal da Copa Sul-Americana. Depois de vencer a partida de ida por 2 x 0 na Ilha do Retiro, o time colombiano despachou o Sport na noite desta quinta-feira no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez. A conquista de dois anos atrás é a mais recente do próximo adversário do rubro-negro carioca.
Em novembro de 2015, Cuéllar era titular do Junior Barranquilla na final da Copa Colômbia. Participou dos dois duelos da decisão contra o Independiente Santa Fe — 2 x 1 no placar agregado. Alguns colegas do cabeça de área rubro-negro continuam no time colombiano. São os casos do goleiro Sebastian Viera, do zagueiro Willam Tesillo, do volante Narváez e do atacante Ovelar. Cuéllar estava no Junior Barranquilla antes de acertar com o Flamengo no início de 2016.
O técnico Reinaldo Rueda conhece bem o Junior Barranquilla. No ano passado, conquistou a Copa Colômbia em cima do próximo adversário do Flamengo na Copa Sul-Americana. O time ainda não era comandado pelo uruguaio Julio Comesaña. No Campeonato Apertura deste ano, o Atlético Nacional venceu em casa o Junior Barranquilla por 2 x 1 pela quinta rodada.
Dos semifinalistas da Copa Sul-Americana, apenas o Independiente tem título do segundo torneio mais importante do continente. Superou o Goiás nos pênaltis na final de 2010. Rei de Copas da Libertadores com sete troféus, o clube argentino também é recordista da extinta Supercopa dos Campeões com duas taças e pode alcançar o Boca Juniors na Sul-Americana. Bicampeão, o time xeneize é o maior colecionador de títulos da competição.
O Independiente enfrentará em uma das semifinais o Libertad, do Paraguai. O outro confronto é entre Flamengo e Junior Barranquilla. Se brasileiros e argentinos avançarem haverá uma revanche da decisão da extinta Supercopa dos Campeões de 1995. O Independiente faturou o título dentro do Maracanã e frustrou quase 100 mil torcedores. Era a última chance de o clube carioca conquistar um título no ano do seu centenário. O Independiente fez 2 x 0 no jogo de ida, perdeu por apenas 1 x 0 na volta, gol de Romário, e deu a volta olímpica.
Flamengo, Libertad e Junior Barranquilla podem ser campeões inéditos. O rubro-negro não chega a uma final internacional desde 1999, quando conquistou a extinta Copa Mercosul. O Junior Barranquilla alcançou as semifinais da Libertadores em 1994 e faz sua melhor campanha na Sul-Americana. O Libertad chegou duas vezes às semifinais da Libertadores, em 1977 e em 2006. Na Sul-Americana, está nas semifinais pela segunda vez (2013 e 2017).