image Rueda abraçado com Velasco e Redín. Foto: Reprodução/Jaime Pérez/El Colombiano

Chegou! Reinaldo Rueda já está no Rio para assumir o Flamengo

Publicado em Esporte

Como informando na sexta-feira aqui no blog, Reinaldo Rueda é o novo técnico do Flamengo. A nova comissão técnica do clube carioca decolou da Colômbia à 0h55 de Brasília (22h55 em Bogotá) e tem chegada prevista ao Galeão neste domingo, às 6h35, no voo 261 da Avianca procedente do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá (atualização: Reinaldo Rueda já está no Brasil e pousou no Rio às 6h15 deste domingo*). Além do treinador colombiano de 60 anos, estão de mudança para a Cidade Maravilhosa o auxiliar-tecnico Bernardo Redín e o preparador físico Carlos Eduardo Velasco. Rueda, Redín e Velasco partiram ontem à noite de Cali e fizeram conexão em Bogotá. Depois da assinatura do contrato, é possível que os três, ou apenas Reinaldo Rueda, viaje até Belo Horizonte para acompanhar in loco a partida do time comandado pelo interino Jayme de Almeida contra o Atletico-MG, no Independência, pela 20ª rodada do Brasileirão (o treinador  já embarcou para a capital mineira). O colega Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, apurou que 450 mil será o custo mensal do trio da Colômbia — onde se paga bem menos.

A apresentação oficial de Reinaldo Rueda deve ocorrer apenas nesta segunda-feira. É possível que ele estreie contra o Botafogo na quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, no duelo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Uma fonte do Ministério do Trabalho, aqui em Brasília, disse ao blog que a liberação do visto de trabalho provisório é rápida, desde que o empregador haja com pressa para dar entrada na papelada. O Flamengo inclusive já teria pedido celeridade no processo.

Um dos casos lembrados pelo Ministério do Trabalho é o de outro técnico colombiano. Contratado pelo São Paulo em 1° de junho de 2015, Juan Carlos Osorio comandou o tricolor cinco dias depois contra o Grêmio, em partida válida Campeonato Brasileiro. Há situações mais demoradas, como a do meia venezuelano Alejandro Guerra. O jogador foi anunciado pelo Palmeiras em dezembro do ano passado, mas o visto de trabalho só foi despachado pela Coordenação-Geral de Imigração em 23 de janeiro. A publicação saiu no Diário Oficial da União no dia seguinte.

Reinaldo Rueda assina contrato neste domingo até dezembro de 2018. É possível que haja uma cláusula que o libere para assumir a seleção da Colômbia após a Copa da Rússia. O contrato de José Pekerman expira em 31 de julho do ano que vem. Depois de classificar Honduras e Equador para a Copa e de conquistar seis títulos pelo Atlético Nacional — entre eles a Libertadores do ano passado — Reinaldo Rueda é o nome preferido do presidente da Federação Colombiana de Futebol, Ramón Jesurún, para suceder Pekerman. Por esse motivo, o treinador estava se reciclando na Alemanha, onde fez põs-graduação em outro momento da carreira. Um dos encontros foi com o técnico do Bayern de Munique, Carlo Ancelotti, e com o compatriota James Rodríguez.

O Flamengo volta a ter um técnico estrangeiro depois de 35 anos. O último comandante importado do clube rubro-negro havia sido o paraguaio Modesto Bría, em 1981. Na história do clube, passaram pelo cargo treinadores nascidos na Argentina, Inglaterra, Hungria, Paraguai, Portugal, Uruguai… Um colombiano é inédito.

Último treinador estrangeiro do clube, Modesto Bría — um dos formadores da geração de ouro do Flamengo — comandou o time em parte do Campeonato Brasileiro de 1981. Em um dos jogos, o time venceu o Fortaleza por 8 x 0, a maior goleada do time na história no torneio. Em 17 jogos, venceu 10, empatou cinco, perdeu dois e saiu com 68,6% de aproveitamento.

O técnico estrangeiros que mais colecionou troféus na passagem pelo Flamengo foi o paraguaio Fleitas Solich, campeão carioca em 1953, 1954 e 1955 e do Torneio Rio-São Paulo de 1961. O argentino Armando Reganeschi brindou o clube com o título carioca de 1965. Em 1925 e em 1927, o uruguaio Juan Carlos Platero também conquistou estaduais. O Flamengo já teve um técnico inglês, Charles Willians; entregou a prancheta um húngaro, Izidor Kürschner; aos portugueses Ernesto Santos e Cândido de Oliveira; e ao uruguaio Ramon Platero.

 

*Post publicado à 0h02 atualizado às 6h20 deste domingo

 

Os 10 técnicos estrangeiros na história do Flamengo

  • Ramon Platero (Uruguai)
  • Juan Carlos Bertoni (Uruguai)
  • Charles Williams (Inglaterra)
  • Izidor Kürschner (Hungria)
  • Ernesto Santos (Portugal)
  • Cândido de Oliveira (Portugal)
  • Fleitas Solich (Paraguai)
  • Armando Renganeschi (Argentina)
  • Modesto Bría (Paraguai)
  • Reinaldo Rueda (Colômbia)