A 650 dias da Copa, cinco das oito seleções campeãs do mundo começam Projeto Rússia do zero

Compartilhe

Sob o comando de Tite, a Seleção inicia nesta quinta-feira, contra o Equador, um novo trabalho em busca da classificação para a Copa do Mundo. Mas o Brasil não está só. Dos oito países campeões do mundo ao menos uma vez na vida, cinco iniciam um projeto do zero nesta data Fifa, ou seja, com comissões técnicas novinhas em folha. Nada que comprometa o sonho do título. Milagres acontecem… Em 2002, Luiz Felipe Scolari levou o Brasil ao penta com um ano de trabalho — da estreia com derrota para o Uruguai, em 1º de julho de 2001, ao triunfo por 2 x 0 sobre a Alemanha, em Yokohama, em 30 de junho de 2002. Em 2006 e em 2010, Marcello Lippi e Vicente del Bosque estavam no cargo havia dois anos quando premiaram Itália e Espanha, respectivamente, com os títulos na Alemanha e na África do Sul.

A 650 dias do início da Copa da Rússia, Tite é o técnico estreante do Brasil. Herdou de Dunga uma Seleção Brasileira em sexto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas. Atrás de Uruguai, Equador, Argentina, Chile e da Colômbia, que hoje disputaria a repescagem contra um representante da Oceania. Tite vai estrear nesta quinta-feira, às 18h, contra o Equador, que não é derrotado pelo Brasil, em Quito, há 33 anos.

A Argentina também vai começar de novo. Depois de um ano e meio à frente da Argentina, Gerardo “Tata” Martino achou de deixar o cargo. Depois de uma série de entrevistas na combalida AFA, Edgardo Bauza, ex-São Paulo, ganhou o concurso e assumiu o comando dos bicampeões mundiais. A primeira conquista foi convencer Messi e Mascherano a desistirem da aposentadoria. Ponto para Patón.

Depois de conquistar uma Copa do Mundo e uma Eurocopa sob a batuta de Vicente del Bosque, a Espanha inicia a era Julen Lotepegui em um amistoso contra a Bélgica. Na sequência, a seleção estreia contra Liechtenstein no Grupo D das Eliminatórias Europeias em casa na próxima segunda-feira.

Eliminada nas quartas de final da Eurocopa pela Alemanha, a Itália é liderada agora por Giampiero Ventura depois da ida de Antonio Conte para o Chelsea, da Inglaterra. A Squadra Azzurra estreia nas Eliminatórias fora de casa diante de Israel. Antes, recebe a França em um amistoso internacional.

Em jejum de títulos desde 1966, a Inglaterra também trocou de técnico. Saiu Roy Hodgson, eliminado de forma incrível pela Islândia nas oitavas de final da Eurocopa deste ano para a entrada de Sam Allardyce. A estreia nas Eliminatórias vai ser contra a Eslováquia pelo Grupo F da seletiva do Velho Continente.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

2 dias atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

3 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

5 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

6 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

7 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

1 semana atrás