image Alemanha ganhou a Euro Sub-21 na sexta. Hoje, joga a final da Copa das Confederações. Foto: uefa.com

Geração de prata da Alemanha tem fim de semana de ouro

Publicado em Esporte

Há quem considere aquela Alemanha derrotada pelo Brasil nos pênaltis na final dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 um timeco. As aparências enganam. Os germânicos não vieram ao Brasil a passeio. Sabiam o que queriam. Ganhar ou não a medalha de ouro no Maracanã seria apenas queimar etapas no desenvolvimento de um projeto bem maior: dar milhagem a promessas, pinçar os melhores e renovar o estoque de talentos.

Onze meses depois, a Alemanha colhe o que plantou. Sete dos 18 medalhistas de prata no Brasil podem ser campeões neste fim de semana. Na verdade, quatro já foram. Jeremy Toljan, Max Meyer, Davie Selk e Serge Gnabry conquistaram, na última sexta-feira a Euro Sub-21, ao derrotar a Espanha por 1 x 0, em Cracóvia, na Polônia.

A Alemanha levou o título pela segunda vez. Em 2009, Manuel Neuer, Jérôme Boateng, Sami Khedira, Mesut Özil e Mats Hummels estavam no elenco campeão. Cinco anos depois, todos eles foram tetra aqui no Brasil na Copa do Mundo de 2014.

Outros três vice-campeões olímpicos na Rio-2016 podem faturar neste domingo a Copa das Confederações. O técnico Joachim Löw convocou Matthias Gintel, Leon Goretzka e Julian Brandt para a Copa das Confederações. O trio decidirá o título contra o Chile, às 15h, em São Petersburgo, na Rússia. Goretzka divide com Timo Werner a artilharia do torneio. Cada um fez três gols em quatro jogos.

Atual campeã do mundo, medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, finalista da Copa das Confederações e vencedora da Eurocopa Sub-21. Sim, os alemães têm um plano de poder que está sendo muito bem executado com e sem conquistas. Independentemente da decisão deste domingo contra o Chile, eles definitivamente dominaram o planeta bola.