5 dos 12 principais clubes buscam título inédito no Brasileirão da era dos pontos corridos

Publicado em Sem categoria

Vasco (2000) e Palmeiras (1994): jejuns que duram desde o século passado

A fila não anda para todos na era dos pontos corridos. Dos 12 principais clubes do país, metade não teve o prazer de conquistar o Campeonato Brasileiro em uma das 12 edições do formato de disputa que se repetirá deste sábado (9/5) até 6 de dezembro. Nos próximos oito meses, cinco times tradicionais do país tentarão faturar a primeira taça da Série A neste século: Vasco, Palmeiras, Atlético-MG, Internacional e Grêmio. O Botafogo seria o sexto elemento, mas acabou rebaixado no ano passado e disputará a Série B. Recordistas de 2003 para cá, Cruzeiro e São Paulo são tricampeões. Fluminense e Corinthians, bi. Flamengo e Santos faturaram o troféu uma vez cada um.

A torcida há mais tempo em vigília é a do Atlético-MG. O mantra “eu acredito” funciona no mata-mata da Libertadores e da Copa do Brasil, mas é incapaz de encerrar o jejum no Brasileirão. O Galo não conquista o título desde 1971. Não faltaram oportunidades. Foi vice em 2012, em 1980 e em 1977. O desfecho das oitavas de final contra o Internacional na Libertadores será decisivo para a dedicação da trupe de Levir Culpi neste início de maratona. Por enquanto, a missão de superar a tríplice coroa do arquirrival Cruzeiro é possível. Embalado pelo título mineiro, o Atlético também sonha com o bi tanto na Copa do Brasil quanto na Série A. Em caso de sucesso na Libertadores, serão quatro troféus no ano.

O jejum do Internacional é o segundo mais longo. A abstinência perdura desde 1979. Lá se vão cinco vices. Um deles, na polêmica edição de 2005. O time gaúcho se considera campeão moral da edição em que a máfia do apito “adulterou” a classificação. O segundo lugar em 2009 também é contestado. Há quem desconfie de um corpo mole do Grêmio diante do Flamengo. O Inter também ficou no quase em 2006, ao terminar atrás do São Paulo nos pontos corridos, na interminável Copa União de 1987 e em 1988. 

Campeão de reforços em 2015, o Palmeiras tenta sair da sombra da era Parmalat. Maior colecionador de campeonatos brasileiros ao lado do Santos (9) desde a unificação dos títulos, o Palmeiras não veste a faixa de campeão desde o bicampeonato nas edições de 1993 e 1994. O alviverde chegou perto do título em 1997, mas foi vice do Vasco. Depois disso, caiu para a segunda divisão tanto no mata-mata (2002) quanto nos pontos corridos (2012).

A espera do Grêmio é mais recente. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o tricolor chegou ao bi em 1996 na final contra a Portuguesa. Com fama de “copeiro” em torneios de mata-mata, o Grêmio esteve duas vezes próximo da glória nos pontos corridos, mas amargou o vice em 2008 e em 2013.
De volta à Série A, e embalado pelo fim da espera de 12 anos pelo título carioca, o Vasco espera brigar pelo penta escorado no mantra do presidente Eurico Miranda. “O respeito voltou”. A última conquista cruz-maltina foi em 2001, na polêmica decisão contra o São Caetano. Em 2011, na gestão de Roberto Dinamite, o clube ficou a dois pontos do título e viu o Corinthians dar a volta olímpica.
Outros três campeões brasileiros aguardam a fila andar. O Coritiba espera sentado desde 1985. A angústia do Atlético-PR começou depois do tíutlo inédito de 2001. Protagonista de uma interminável disputa com o Flamengo pelo título da Copa União de 1987 — o caso está no Supremo Tribunal Federal (STF) —, o Sport é outro clube há tempos com a senha na mão.