Vinicius 1 O modelo de chuteira predileto da joia do Flamengo (e do Real Madrid). Fotos: Divulgação/Nike

Chuteira que vale um PS4 e parceria desde os 13 anos: a relação de Vinicius Junior, oficializado como reforço do Real Madrid, com a Nike

Publicado em Esporte

Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior só tem 16 anos. Patrocinado pela Nike desde os 13, usa um par de chuteiras que custa aproximadamente um outro sonho de menino — o videogame PlayStation 4, com preço estimado em R$ 1.600. Com o calçado preferido nos pés,  o garoto de São Gonçalo (RJ) esteve em campo por 17 minutos neste Brasileirão. São duas partidas como jogador profissional do Flamengo, onde ficará no máximo até julho de 2019. Ele acaba de ser oficializado no site oficial do Real Madrid como reforço do clube espanhol, por 45 milhões de euros (R$ 164 milhões). Acumula três ascensões profissionais em cinco meses depois de arrebentar na Copa São Paulo de Futebol Júnior e de ser campeão, artilheiro e melhor jogador do Campeonato Sul-Americano Sub-17.

Saltou da categoria sub-17 do Flamengo para a sub-20. Da sub-20 para os profissionais. E dos profissionais para o Real Madrid. Reserva no Flamengo, Vinicius Junior dá pinta, fora das quatros linhas, de que, em breve, preencherá uma lacuna deixada por Neymar desde a saída do Santos para o Barcelona, em 2013: a de garoto-propaganda número 1 da fornecedora norte-americana de material esportivo no mercado brasileiro.

Vinicius Junior em São Paulo: ponte aérea para evento do patrocinador
Vinicius Junior em São Paulo: ponte aérea para evento do patrocinador na Avenida Paulista

Quando a Copa do Mundo de 2014 rolava no Brasil, o jogador do Flamengo assinava seu primeiro contrato com a Nike. “Temos relacionamento com o Vinicius Junior desde as categorias de base, em 2014, quando ele ainda tinha 13 anos”, conta ao blog Lucas Maniezo, diretor de Marketing Esportivo para futebol da Nike do Brasil.

Chuteira VJr
Quer uma? A Chuteira de Vinicius Junior é vendida na internet por até R$ 1.599,90

Recentemente, Vinicius Junior fez uma ponte aérea Rio-São Paulo. A passagem não era para uma partida do Flamengo na terra da garoa. Ele embarcou com a missão de fazer chover gente em uma das atrações da Casa Air Max. O espaço na Avenida Paulista funcionou, durante o mês de março deste ano, coo ponto de comemoração dos 30 anos do Air Max, um dos tênis mais icônicos da cultura sneaker. Vinicius Junior participou do evento ao lado de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Philippe Coutinho.

Pode ser o começo de uma relação eterna com a grife norte-americana. Ídolos como Cristiano Ronaldo, Michael Jordan e Roger Federer, por exemplo, têm contratos vitalícios com a multinacional. No ano passado, CR7 foi mimado até com um modelo de chuteira retrô. Homenagem à época em que estreou, aos 18 anos, no Sporting, de Portugal. Em 2017, o gajo ganhou um modelo da época em que o técnico Alex Ferguson recomendou que ele usasse a camisa 7 do Manchester United.

Ainda não é assim com Vinicius Junior, óbvio. Mas o relacionamento do jogador de 16 anos com a marca tem seus segredos. “Sobre a extensão do vínculo, a Nike não comenta informações de contratos respaldados por cláusulas de confidencialidade”, alega Lucas Maniezo.

Assim como no início da carreira de Neymar, Vinicius Junior é uma isca da marca para ditar moda entre crianças e adolescentes. A começar pela chuteira. “O Vinícius usa a nova Nike Hypervenom 3, que foi criada para os jogadores que entram em campo com duas tarefas principais: cortar e meter pro gol”, explica Lucas Maniezo. “Tendo em mente movimentos tão essenciais para marcar gols, a terceira evolução da Hypervenom sofreu mudanças radicais — entre elas, a adoção da tecnologia Flyknit e a introdução de uma nova placa no solado”, explica o executivo.

No site da Nike na internet, a chuteira usada por Vinicius Junior é comercializada por R$ 1.599,90.Mais ou menos o preço de um PlayStation 4.

 

“Ele (Vinicius Junior) usa basicamente os produtos dos kits que montamos e direcionamos ao atleta, mas notamos um gosto e preferências por bermudas e camisetas ícones e/ou relacionadas ao basquete”

Lucas Maniezo, diretor de Marketing Esportivo para futebol da Nike do Brasil

 

Até o número dos pés de Vinicius Junior é tratado com numeração de jogador internacional. Questionado sobre o tamanho da chuteira do menino da Gávea, Lucas Maniezo responde: “Ele calça 8.5 (US)”. Traduzindo: 40 no Brasil. Na Copa São Paulo, o atacante fez quatro gols em sete jogos com a chuteira predileta. No Sul-Americano Sub-17, balançou as redes sete vezes em oito exibições.

Fora das quatro linhas, Vinicius Junior assume o papel de modelo. “Ele usa basicamente os produtos dos kits que montamos e direcionamos ao atleta, mas notamos um gosto e preferências por bermudas e camisetas ícones e/ou relacionadas ao basquete”, revela Lucas Maniezo.

Quando escolhe seus produtos, o jogador não tem dúvida. “Como qualquer jovem da sua idade, o Vinicius gosta de usar os famosos bonés aba reta  que a garotada usa muito hoje em dia, jaquetas, camisetas polo e tênis, como o recém-lançado Nike Air Vapor Max”, conta o diretor de Marketing Esportivo para futebol da Nike do Brasil.