Portugal Euro-2016: símbolo máximo da era CR7 com a camisa da seleção portuguesa. Foto: Divulgação/Uefa

Campeão da Eurocopa, Portugal vê fracasso em massa dos seus clubes nas competições continentais

Publicado em Esporte

Oito meses depois de conquistar o único título de sua história, Portugal fracassa nas competições europeias. Campeão da Eurocopa em julho do ano passado ao vencer a França em Saint-Denis, por 1 x 0, o país não tem nenhum time classificado para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa nem para a mesma fase da Liga Europa, o segundo torneio mais importante do continente. Para você ter uma ideia, a Bélgica tem dois times nas quartas da Europa League (Anderlecht e Genk) e a Turquia classificou um (Besiktas).

O fracasso foi maior na Liga Europa. Representante da terra de Camões na fase de grupos, o Sporting Braga não passou da fase de grupos. Antes, Rio Ave e Arouca nem sequer passaram da etapa eliminatória. Portugal simplesmente não teve representantes na fase de 16 avos da competição. A nação lusitana tem tradição na competição. Conquistou o título duas vezes, ambas com o Porto, nas temporadas de 2002/2003 e de 2010/2011. E foi cinco vezes vice.

Na Liga dos Campeões da Europa, mais decepções. O Sporting deu adeus ao torneio na fase de grupos. Porto e Benfica se despediram nas oitavas. Campeão em 1988 e em 2004, o Porto não aguentou a Juventus e perdeu por 3 x 0 no placar agregado. Bi em 1962 e 1963, o Benfica não foi páreo para o Borussia Dortmund. Apanhou por 4 x 1 no placar agregado.

Resta a Portugal o orgulho de torcer pelo número 1 do mundo Cristiano Ronaldo nas quartas de final da Champions League. Ou pelo fantástico Monaco de Leonardo Jardim, um dos treinadores mais promissores da Europa. Na Liga Europa, o consolo é José Mourinho. À frente do Manchester United, The Special One tentará repetir a conquista de 2002/2003, quando levou o Porto ao título da Copa da Uefa, antecessora da Liga Europa.