Flu festeja gol de Henrique Dourado após assistência de Sornoza. Foto: Divulgação/Fluminense
1. Mercosul
Os estrangeiros deram show de bola na primeira rodada. Gostei muito das atuações de Orejuela e Sornoza na goleada do Fluminense por 3 x 0 sobre o Vasco. Impressionante como deram velocidade ao time neste começo de trabalho do Abel Braga. No sábado, o peruano Trauco fez a torcida do Flamengo esquecer por 90 minutos a venda de Jorge. Fez gol e deu duas assistências, uma delas para o compatriota Paolo Guerrero. Ah, não posso esquecer do Loco Abreu. O Bangu empatou com a Portuguesa, mas o uruguaio balançou a rede aos 40 anos. Estrangeiros à parte, o Vasco sofre um duro choque de realidade neste início de temporada. Foi goleado por Corinthians e Fluminense. Isso não pode ser considerado normal. Quanto ao Botafogo, Jair Ventura ainda não conseguiu encaixar as novas peças no time. Preocupante para quem estreia nesta quarta-feira na Libertadores contra o Colo Colo.
2. Provocação barata
Mano Menezes começou a temporada todo saidinho… Contrariando seu estilo, o técnico do Cruzeiro provocou o Atlético-MG depois de vencer o Villa Nova na abertura do mineiro. O treinador disse que a vitória celeste foi limpa, ao contrário do Galo, que, segundo ele, bateu o América de Teófilo Otoni com um pênalti polêmico. Isso vai ter efeito colateral no clássico do meio de semana pela Primeira Liga, no Mineirão. A conferir…
3. Pior que o rebaixamento
Mais vergonhoso do que o rebaixamento para a segunda divisão no ano passado foi a briga entre torcedores do Internacional no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. O meia D’Alessandro chegou ao ponto de encostar no alambrado para pedir calma aos vândalos. Sem dúvida, um triste início de ano para o colorado. Com bola rolando, o time de Antonio Carlos Zago decepcionou tanto quanto a torcida ao empatar por 1 x 1 com o Veranópolis.
4. Últimos ensaios
Mais enxuto, agora com 16 clubes, o Campeonato Paulista se deu ao luxo de dar um fim de semana a mais para a pré-temporada dos clubes. O Palmeiras mostrou dificuldades para empatar com a Ponte Preta. A impressão que eu tenho é que Eduardo Baptista está tendo dificuldades com o número excessivo de jogadores no elenco: 37 no total. O alviverde manteve a base campeã do ano passado, mas chegou muita gente. Vai demorar um pouquinho para o novo time ganhar forma. Resta saber se a torcida vai ter paciência com o técnico. Quanto ao Santos, animadora a goleada por 5 x 1 sobre o Kenitra no Pacaembu. Há uma badalação imensa sobre Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, mas o Santos de 2017 promete. Anotem.
5. Arretados
A aposta do Sport na continuidade do trabalho de Daniel Paulista dá frutos neste início de temporada. O Leão da Ilha goleou o Central por 3 x 0 na abertura do Pernambucano. Diego Souza, para variar, deixou o dele em cobrança de pênalti. Quanto ao clássico do fim de semana, eu não esperava resultado diferente do 1 x 1 na Arena Pernambuco. Juntos novamente na primeira divisão em 2017, Bahia e Vitória começaram o Estadual embalados. O tricolor venceu o Jacobina por 2 x 0 depois da pré-temporada nos EUA. Kieza, que não serviu para o São Paulo no ano passado, foi imprescindível para o Vitória derrotar or Juazeirense por 2 x 1.
6. Lembrança
Linda homenagem de Wellington Paulista a Bruno Rangel ao balançar a rede na vitória da Chapecoense por 2 x 1 sobre o Inter de Lages, na Arena Condá. Foi para a galera e apontou para o número 9 nas costas. Polêmica a declaração do técnico Vagner Mancini de que a homenagem às vítimas da tragédia de 29 de novembro não deveria interromper os jogos em casa da Chapecoense no minuto 71. O treinador acha que o efeito emocional é ruim para o time.
7. Anjo Gabriel
Impressionante como Gabriel Jesus, aos 19 anos, parece que joga há cinco temporadas no futebol inglês. O moleque, até agora, não sentiu a pressão. Como bem disse o técnico Pep Guardiola após a goleada por 3 x 0 sobre o Crystal Palace no sábado, a assistência de Gabriel Jesus para Sterling foi realmente impressionante. Graças ao brasileiro, o Manchester City abriu o placar e tornou uma partida que dava toda pinta de que seria difícil em fácil.
8. Abusado
O Barcelona tropeçou no Betis, o Real Madrid atropelou a Real Sociedad, abriu quatro pontos com um jogo a menos e caminha rumo ao título, mas a cena do fim de semana, para mim, é outra. Lembra do Petros, torcedor do Corinthians? O jogador do Bétis simplesmente vai poder contar aos netinhos que um dia deu chapéu em Messi, jogador eleito cinco vezes melhor do mundo. Quem viu, viu…
9. Faraônico
Eu acho o torneio um barato e sigo acompanhando. Escrevi no post de ontem sobre o goleiro El-Hadary, do Egito. Aos 44 anos, o coroa ainda não sofreu gol no torneio. Foi assim ontem também. O cara fechou o gol na vitória dos Faraós por 1 x 0 sobre Marrocos. Lá se vão 348 minutos invicto. O Egito pega Burkina Faso em uma semifinal. A outra será entre Gana e Camarões, que eliminaram Tunísia e Senegal, respectivamente.
10. Pulo do Gato
Primeiro time candango a disputar um jogo oficial em 2017, o Ceilândia conseguiu um ótimo resultado na estreia na Copa Verde lá no Douradão, em Dourados. O empate por 1 x 1 do Gato com o Sete de Dourados é um bom resultado para a partida de volta no Abadião. Elivelton impediu a derrota no segundo tempo. A edição deste ano vale tão somente o título. A Conmebol impediu distribuição de vagas para a Sul-Americana nos torneios regionais.
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…