Boca Com a tradicional camisa do Boca, o Brasil derrotou o Chile por 6 x 4 em La Bombonera na Copa América de 1937

Há 80 anos, o Boca Juniors era o Brasil na Copa América

Publicado em Esporte

Em 111 anos, o Boca Juniors teve vários jogadores brasileiros no elenco, mas uma Seleção Brasileira inteirinha, do goleiro ao ponta-esquerda, vestindo a uniforme do tradicional clube argentino, só uma vez. E faz um tempão! Há 80 anos, o país pentacampeão do mundo pegava emprestado um jogo de camisa do time xeneize para disputar partida oficial válida pela Copa América de 1937. Deu sorte. Vestido com a roupa dos donos da cadsa, o Brasil goleou o Chile por 6 x 4 em La Bombonera, no dia 3 de janeiro de 1937.

O impasse começou antes da partida. Na época, a camisa principal tanto do Brasil quanto do Chile era branca. A amarelinha só entrou em campo depois da Copa do Mundo de 1950. O árbitro argentino José Bartolomé Macias avisou que alguém teria de trocar de uniforme. Como ninguém se manifestou, a ideia foi realizar um sorteio. Como era a única partida prevista para La Bombonera, o Brasil escolheu ser simpático e pediu para vestir a camisa do Boca Juniors, conquistando a torcida xeneize.

Com a camisa do Boca, o técnico Ademar Pimenta escalou o time titular com: Jurandir; Nariz e Jaú; Tunga, Brandão e Canalli; Roberto, Luizinho, Carvalho Leite, Time e Patesko. Patesko e Luizinho balançaram a rede do Chile duas vezes cada. Patesko e Roberto completaram o placar em La Bombonera.

Na mesma Copa América, que começou em dezembro de 1936, o Brasil teve de vestir outra camisa de time argentina para se diferenciar do adversário. Na estreia diante do Peru, houve o mesmo problema. As duas seleções usavam branco. O árbitro chileno Alfredo Vargas não quis saber da faixa vertical na camisa do Peru, bateu o pé e mandou o Brasil trocar de cor. A solução no confronto de 27 de dezembro de 1936 foi usar a roupa do Indepediente no Estádio Nuevo Gasómetro. A Seleção venceu o Peru por 3 x 2, gols de Roberto, Afonsinho e Niginho.

A Copa América de 1937 foi disputada por seis países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. Bolívia e Colômbia desistiram. O sistema de disputa foi pontos corridos. Brasil e Argentina termmiram empatados com oito pontos. O regulamento não previa o critério de desempate saldo de gols — o Brasil tinha 8 contra 7 da Argentina. Por causa disso, houve um jogo desempate e os donos da casa derrotaram o Brasil por 2 x 0 e conquistaram o pentacampeonato da Copa América.