Ministério do Esporte já tem novo secretário nacional de futebol: Ricardo Gomyde é o quarto a ocupar o cargo em sete anos

Publicado em Sem categoria
Ex-deputado, Ricardo Gomyde concorreu à presidência da Federação Paranaense em 2015
Ex-deputado, Ricardo Gomyde concorreu à presidência da Federação Paranaense em 2015

 

O Ministério do Esporte já tem um novo Secretário Nacional de futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. Ricardo Crachineski Gomyde foi nomeado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União como substituto de Rogério Hamam, exonerado no último dia 8.  Criada em 2009, ainda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o cargo tem o quarto nome diferente na função em sete anos. Antes, Rogério Hamam, Alcino Reis e Toninho Nascimento ocuparam a secretaria.

Uma fonte consultada pelo blog elogiou a escolha do ministro interino Ricardo Leyser. “É um ótimo nome. É do Paraná, já foi diretor de futebol do Ministério do Esporte e faz parte do mundo do futebol, tendo concorrido à presidência da Federação Paranaense. A questão maior é se ele terá tempo para efetivamente dar prosseguimento nas ações previstas”.

A passagem de Ricardo Gomyde pela secretaria pode ser relâmpago. Como a votação do processo de impeachment está sendo discutido no senado, ele corre o risco de deixar o cargo até a primeira quinzena de maio caso a presidente da República, Dilma Rousseff, seja afastada, e o vice, Michel Temer, assuma.

Ricardo Gomyde foi deputado federal de 1995 a 1999 e secretário estadual de Esportes do Paraná. Além disso, tem passagem pelo Ministério do Esporte como assessor especial. Em junho do ano passado, ele teve o apoio de Atlético-PR e Coritiba nas eleições da Federação Paranaense de Futebol. Os dois clubes teriam investido R$ 800 mil na tentativa de que Ricardo Gomyde derrotasse Hélio Pereira Cury, que venceu o pleito.