Marcelinho Carioca Marcelinho Carioca e Valdir Espinosa: treino do Brasiliense em 2005. Foto: SEBASTIAO PEDRA/ESPECIAL PARA O CB Marcelinho Carioca e Valdir Espinosa: treino do Brasiliense em 2005. Foto: SEBASTIAO PEDRA/ESPECIAL PARA O CB

20 anos do Brasiliense: montamos um time de medalhões que passaram pelo clube do Distrito Federal

Publicado em Esporte

Fundado em 1° de agosto de 2000, o Brasiliense comemora neste sábado 20 anos. Campeão das séries C (2002) e B (2004), último representante do Distrito Federal na elite do Campeonato Brasileiro em 2005, vice-campeão da Copa do Brasil em 2002 e nove vezes vencedor do Candangão, o time tem como tradição apostar em jogadores veteranos badalados.

Em duas décadas, o time teve no elenco dois heróis da conquista do pentacampeonato na Copa de 2002. Lúcio aposentou-se no Brasiliense. Vampeta passou pelo clube no Brasileirão de 2005. Teve também artilheiro famoso da primeira divisão, como Túlio Maravilha – goleador da competição em 1989, 1994 e 1995. A seguir, o blog montou um time de medalhões que vestiram a camisa do clube candango em diferentes épocas.

 

1 – Fernando Henrique, goleiro

Fernando Henrique

Campeão da Copa do Brasil 2007 e do Campeonato Brasileirão 2010 pelo Fluminense, é o goleiro mais badalado a ter vestido a camisa do clube em 20 anos de história.

 

2 – Cicinho, lateral-direito

Cicinho

Campeão da Libertadores e do Mundial pelo São Paulo e com passagem vitoriosa pela Seleção Brasileira, foi reserva de Cafu na Copa 2006. Era o titular da posição no título da Copa das Confederações em 2005, na Alemanha. Passou pelo Real Madrid na época dos galácticos. Aposentou-se no Brasiliense após excesso de lesões.

 

3 – Lúcio, zagueiro

Lúcio

Um dos dois campeões da Copa de 2002 a defender o Brasiliense. Virou a casaca ao trocar o Gama pelo Brasiliense e pendurou a chuteira no início deste ano tendo o Brasiliense como último time na carreira. Nascido no Distrito Federal, ganhou também a Champions League em 2010 sob a batuta de José Mourinho na Internazionale da Itália.

 

4 – Júnior Baiano, zagueiro

Júnior Baiano

Colecionador de títulos no Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Internacional, o titular da zaga do Brasil na Copa de 1998 foi campeão candango no Jacaré em 2008.

 

6 – Athirson, lateral-esquerdo

Athirson

Revelado pelo Flamengo, foi tricampeão carioca no time rubro-negro. Conquistou o Campeonato Italiano pela Juventus e colecionou títulos na Seleção Brasileira na Copa América 1999 e Pré-Olímpico 2000. Ganhou títulos também no Santos, Cruzeiro e ajudou o Brasiliense a ganhar o troféu do Campeonato Brasiliense em 2008.

 

5 – Vampeta, volante

Vampeta

Símbolo de uma era vitoriosa do Corinthians nas gestões de Vanderlei Luxemburgo, Oswaldo de Oliveira e Parreira, levou o Timão ao título da Copa do Brasil 2002 contra o Brasiliense, no Serejão. Três anos depois desembarcava no time de Taguatinga para a disputa da Série A.

 

8 – Beto, volante

Beto

Campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995, carioca por Flamengo e Fluminense, da Copa América 1999 e do Pré-Olímpico 1996 pela Seleção Brasileira, passou pelo Brasiliense em 2007. Foi para o Vasco, Confiança e Imbituba antes de se aposentar.

 

7 – Marcelinho Carioca, meia

Marcelinho Carioca

Contratação mais badalada da história do Brasiliense, o meia veio do Ajaccio da França e foi apresentado em uma churrascaria na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, como o principal reforço para a Série A 2005. Foi campeão candango naquele ano. Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, ganhou três títulos brasileiros – dois pelo Corinthians e um com a camisa do Flamengo – e duas edições da Copa do Brasil, uma por cada clube.

 

10 – Iranildo, meia

Xodó das torcidas do Botafogo e do Flamengo, o campeão brasileiro em 1995 pelo Glorioso foi um dos medalhões mais comprometidos com a história do Brasiliense. Mais do que dono da camisa 10 por muito tempo, virou um dos grandes ídolos do Brasiliense. Divide o status com Wellington Dias o status de jogador mais importante em 30 anos do time de Taguatinga.

 

11 – Valdeir, atacante

Valdeir

Campeão carioca pelo Botafogo em 1990, o The Flash foi uma das opções de Carlos Alberto Parreira nas Eliminatórias para a Copa de 1994. Jogou 18 partidas com a amarelinha. Veio para o Brasiliense em 2003 depois de acumular títulos importantes no São Paulo como a Supercopa dos Campeões da Libertadores e a Recopa Sul-Americana, ambas em. 1993.

 

9 – Túlio Maravilha, atacante

Túlio Maravilha

Herói do título brasileiro do Botafogo em 1995 e goleador do Campeonato Brasileiro por três vezes, o centroavante foi um dos símbolos da primeira conquista de título nacional do Brasiliense na Série C 2002. Arrematou a artilharia da terceira divisão ao lado do parceiro Wellington Dias e cumpriu a missão na passagem pelo time de Taguatinga.

 

Técnicos: Joel Santana e Valdir Espinosa

Joel Santana

São os treinadores mais badalados que passaram pelo Brasiliense. Campeão da Libertadores e do Mundial pelo Grêmio em 1983, Espinosa deu ao Brasiliense o segundo título candango em 2005. Papai Joel substituiu Espinosa durante a Série A do Campeonato Brasileiro em 2005. Primeiro técnico do Brasiliense na Série A, Espinosa morreu no ano passado.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf