Endrick Endrick foi aconselhado por Carlo Ancelotti a procurar um time para jogar. Foto: Javier Soriano/AFP Endrick foi aconselhado por Carlo Ancelotti a procurar um time para jogar. Foto: Javier Soriano/AFP

20 anos depois: Endrick pode se inspirar em Fred para ir à Copa via Lyon

Publicado em Esporte

Alvo do Lyon na janela de transferências de inverno do futebol europeu, Endrick tem em quem se inspirar para ir à Copa do Mundo de 2026. O centroavante Fred fez do clube francês o trampolim para convencer Carlos Alberto Parreira a levá-lo à Alemanha em 2006. Ele inclusive fez gol na vitória verde-amarela contra a Austrália por 2 x 0 na fase de grupos.

 

Fred tinha 22 anos. Estava na primeira temporada no Lyon. Fez 17 gols em 45 exibições na estreia no futebol europeu. A melhor performance dele no clube foi recompensada com a vaga para ser reserva dos intocáveis Ronaldo e Adriano, parceiros de ataque na Copa de 2006. Contra a Austrália, Fred havia entrado no lugar do Imperador e balançou a rede.

 

O centroavante desembarcou na França depois de custar 15 milhões de euros aos cofres do Lyon. Fez discurso bonito, promessas e cumpriu. “Não posso prometer marcar gols em cada jogo. Mas esse é o meu objetivo. Tenho muita personalidade e não tenho medo de nada”, afirmou no primeiro contato com a imprensa francesa ao ser apresentado.

 

Endrick acessou a Europa pelas portas do Real Madrid. Custou 47,5 milhões de euros ao clube espanhol. A falta de oportunidade com Xabi Alonso no clube merengue indica o Lyon como alternativa para a tentativa de convencer Carlo Ancelotti a levá-lo à Copa de 2026.

 

Não considero o Lyon a melhor escolha, porém é o clube mais disposto a recebê-lo. Falta um camisa 9 no elenco. O francês Enzo Molebe, o espanhol Alejandro Rodríguez e o uruguaio Martín Satriano não são nomes à altura de centroavantes como o próprio Fred, Benzema e Alexandre Lacazette, o maior artilheiro da história do Lyon com 199 gols.

 

O artilheiro do Lyon na temporada é o tcheco Pavel Sulc com cinco gols em 11 partidas. O talentoso jogador de 24 anos é meia-atacante. Ele tem funcionado como arco e flecha. A iminente contratação de Endrick pode deixar o maestro do time menos sobrecarregado e turbinar a campanha do Lyon, sétimo colocado depois de 12 rodadas.

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf