Fluminense A comemoração do gol de Gabriel Barbosa na vitória do Fla sobre o Flu. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo A comemoração do gol de Gabriel Barbosa na vitória do Flamengo sobre o Fluminense. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

10 pitacos sobre os jogos desta quarta pelo Brasil

Publicado em Esporte

Dome 1, Dome 2, Dome 3, Dome 4, Dome 5?

A maior sequência de vitórias na carreira-solo de Domènec Torrent, ou seja, após a parceria com Pep Guardiola no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, é cinco na passagem pelo New York City. Com a vitória sobre o Fluminense, o técnico do Flamengo se aproxima do próprio recorde, que pode ser igualado neste fim de semana contra o Ceará, na Arena Castelão. A exibição desta quarta-feira foi a melhor do time rubro-negro sob a batuta do catalão. E, provavelmente, a pior do Fluminense na era Odair Hellmann. Limitado, o tricolor sentirá demais a ausência de Evanílson. Achei que Muriel falhou nos dois gols do Flamengo, que usou os pés esquerdos de Filipe Luís e Gabigol para continuar subindo na classificação.

 

Patinho feio

Você pode até não ir com a cara dele ou muito menos ser fã do futebol do cara, mas verdade seja dita: a média de gols de Luciano com a camisa do São Paulo já supera a de Alexandre Pato. Luciano balançou a rede quatro vezes em sete jogos (0,57). Pato marcou quatro em 13 exibições nesta temporada (0.30). O custo-benefício do jogador envolvido na troca com a ida do meia Everton para o Grêmio é ótimo. Impressionante a capacidade do São Paulo para se enrolar em duelos contra o Bragantino, que conseguiu perder dois pênaltis no mesmo jogo e mostra pequena evolução sob o comando do técnico Maurício Barbieri.

 

Cavalo Marinho

Que início de Brasileirão fantástico do Marinho, hein! O cara já divide a artilharia da Série A com Thiago Galhardo. Cada um tem seis gols, mas o jogador do Internacional ainda entrará em campo nesta rodada. O técnico Cuca também faz um belíssimo início de trabalho no Peixe. Peitou o Flamengo de Domènec Torrent, poderia, inclusive, ter vencido o jogo, e agora se impõe contra o Atlético-MG, de Jorge Sampaoli. A derrota, na Vila Belmiro, serviu para fortalecer ainda mais o discurso do argentino de que ele precisa de um goleiro. Culpa de Rafael e Victor. Ambos falharam de maneira bizarra na derrota por 3 x 1.

 

Esse jogo não pode ser 1 x 1

Ninguém empata mais neste Campeonato Brasileiro do que o Botafogo. São seis em oito jogos. Um absurdo. A bem da verdade, o time alvinegro merecia ter perdido para o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Nikão desperdiçou pênalti e Geuvânio acertou o travessão de Diego Cavalieri.  Paulo Autuori faz bom trabalho. O Glorioso tem uma ideia de jogo definida (gostemos nós ou não), mas é inaceitável o time ter apenas uma vitória até agora. E o Furacão, ficará sob o comando interino de Eduardo Barros até quando? O time ronda o Z-4.

 

Campeonato à parte

Um dos segredos do sucesso de Rogério Ceni é saber o campeonato que o time dele, o Fortaleza, disputa no universo do Brasileirão. Se o plano é manter o tricolor na Série A, a ordem é vencer quem concorre com ele para permanecer na elite. Basta observar a tabela. O Fortaleza derrotou Goiás, Bragantino e Sport. Perdeu pontos para o arquirrival Ceará. Quando é possível, arranca pontos dos grandes, como fez contra o Corinthians, na Neo Química Arena, e diante do Botafogo, no Rio. Vendeu caro as derrotas para São Paulo e Flamengo.

 

Lanterna verde

A campanha dos times goianos é deprimente até agora. O Goiás é o último colocado; e o Atlético-GO, penúltimo. O técnico Thiago Larghi ainda não vence à frente do time esmeraldino e a pressão sobre ele só aumenta. Do outro lado, o paciente Coritiba continua apresentando evolução a conta-gotas guiado tratado pelo “médico” Jorginho. Vive um jogo de cada vez e vai pontuando Deu um pulinho fora do Z-4, mas pode retornar nesta quinta-feira se o Grêmio derrotar o Bahia, em Pituaçu. O empate maluco por 3 x 3 teve cara de Serie B — para onde os dois clubes não desejam voltar no ano que vem. Mas está claro que a briga dos dois é essa.

 

De doido ele não tem nada…

O América-MG, de Lisca, derrotou Paraná, em Curitiba, e igualou o número de pontos do líder da Série B do Campeonato Brasileiro: 17 x 17. Só está atrás do Paraná nos critérios de desempate. Imagina se o América-MG sobe e o Cruzeiro fica como único representante de Minas Gerais na segunda divisão do Campeonato Brasileiro… Que fase, Raposa!

 

Quem tem medo do bicho Papão?

Três dias depois de festejar o título do Campeonato Paraense contra o arquirrival Remo, o Paysandu amargou derrota por 2 x 1 para o Jacuipense, na Curuzu. O Pará, que já viu o Paysandu conquistar a extinta Copa dos Campeões e até derrotar o Boca Juniors, em La Bombonera, pela Libertadores, precisa ir além da disputa doméstica entre Paysandu e Remo pela soberania do futebol do estado. Um lugar tão apaixonado por futebol não pode se contentar com presença na terceira divisão do Brasileirão. Derrotado na decisão de domingo, o Remo pode assumir a liderança do Grupo A se passar pelo Treze nesta quinta, fora de casa.

 

Zagueiros-artilheiros

Os gols de Luiz Otávio e Joílson deixaram a Chapecoense com as mãos no título do Campeonato Catarinense na vitória por 2 x 0 contra o Brusque, na Arena Condá, no jogo de ida da decisão. O hepta pode ser conquistado, no domingo, até com derrota por um gol. O Verdão do Oeste não conquista o estadual desde 2017.

 

Sai de baixo

O Minas Icesp conseguiu ótimo resultado contra o Palmeiras, no Bezerrão. Arrancou empate por 1 x 1 contra um adversário que está em quarto lugar no Brasileirão feminino. Embora seja um grande resultado, o time do DF precisa urgentemente voltar a vencer. Acumula uma vitória, dois empates e duas derrotas nos últimos cinco jogos e está entre os quatro piores times na classificação, à frente apenas de Audax-SP, Vitória-BA e Ponte Preta-SP. O próximo jogo é dificílimo, contra o líder Santos, na Arena Barueri. Vale lembrar que o torneio é disputado em turno único. Os oito melhores avançam ao mata-mata e quatro são rebaixados.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf